sábado, 6 de agosto de 2011

Lisboa em Agosto

Não é a primeira vez que fico em Lisboa no mês de Agosto.
Bem, das outras vezes que me lembro não era o mês inteiro e ficando em Lisboa estava a trabalhar o que muda muito a perspectiva...
Desta vez estou em Lisboa e tenho o tempo todo.
Tal como calculava descobre-se outra cidade!!!
Ou seja, a mesma cidade de que gosto tanto, mas sem a sensação de estar super-povoada que muitas vezes se sente. Os transportes andam menos cheios, quando se anda de carro (coisinha que cada vez faço menos) há mais lugares de estacionamento, menos bichas nos lugares onde elas se costumam criar, rápido atendimento onde ainda o mês passado os trabalhadores tinham de atender 10 pessoas ao mesmo tempo....
Que agradável.
Compras, por exemplo. As indispensáveis, é claro, que actualmente se tem cortado tudo aquilo que não é absolutamente básico. Fui ontem ao hipermercado onde me abasteço há anos. Cheguei pela hora do costume, 9 e meia, e fiz a marcação na caixa para o envio a casa. Os corredores estavam quase vazios de carrinhos podendo eu circular sem qualquer entrave. Zás, zás, zás, sigo a minha lista e coloco as coisas no carrinho. Peixaria e talho, só tenho uma senha antes de mim! Chego à caixa pelas 10 horas, coisa nunca vista. Antes das 10 e meia estou de volta a casa, onde só preciso esperar que me deixem na cozinha o que vou precisar para este mês.
No dia anterior, tinha ido ao IKEA. (já disse que estou a falar de compras mas aquelas que não se podem adiar!) OK. Andava há muito tempo a adiar a compra de um móvel para substituir um que se tinha «desfeito» com caruncho e fazia imensa falta. Sabia bem o que queria. Cheguei lá às 10 e meia, tomei nota das referências, desci e tirei um carrinho, pedi ajuda para carregar as pesadas embalagens, passei pela caixa, segui para a zona «transporte e montagem», dei as referências e paguei, e às 11 e um quarto estava a caminho de casa! Uau!
E, sobretudo, tenho feito o desporto de «ir à Baixa» de manhãzinha. Pela fresca, quando o sol está baixinho, vou andando devagar como turista. E, dá para imaginar que sou de facto turista pois em meu redor oiço uma Torre de Babel - espanhol, alemão, francês, italiano, inglês.... - de gente interessada e curiosa. Os lisboetas foram a banhos.
Está assim:

(Ai, não, não é esta!)



Assim é que é!

Pé-de-Cereja

5 comentários:

Joaninha disse...

A gente sabe mas parece ser sempre novidade :)
É outra cidade, sim senhor!

Joaninha disse...

Ah, esqueci-me de dizer uma coisa: a diferença toda está em que ficar por aqui mas ainda a trabalhar já é bom (eu faço muito) agora estar em Lisboa como turista, isso é que é! :) :) :)

FJ disse...

a BLOGUISTA DEVE TER POUCA OU NENHUMA EXPERIENCIA DE AGOSTO EM LISBOA SEM FAZER "NADA. jOANINHA QUE ME PERDOE MAS PARECEU-ME FACIL TRABALHAR CÁ EM AGOSTO, E H+A SEMPRE A VINGANÇA DE JULHO E, SOBRETUDO DE SETEMBRO

FJ disse...

a BLOGUISTA DEVE TER POUCA OU NENHUMA EXPERIENCIA DE AGOSTO EM LISBOA SEM FAZER "NADA. jOANINHA QUE ME PERDOE MAS PARECEU-ME FACIL TRABALHAR CÁ EM AGOSTO, E H+A SEMPRE A VINGANÇA DE JULHO E, SOBRETUDO DE SETEMBRO

Zorro disse...

Reparei que tinha saltado este post.
(também estiveste em pousio uma série de dias...)
Uma delícia o Martim Moniz há 50 anos!