quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os livros e a parede

De vez em quando acontecem-me umas histórias que parecem inventadas!
Mas juro já aqui que é a pura da verdade :)
O mês passado tive de fazer uma obra numa casinha de brincar que tenho numa aldeia perto de Sintra. A zona é húmida, como é do conhecimento geral e, embora a minha casa apanhe muito sol, a traseira está completamente encostada a um morro e portanto volta não volta essa parte fica cheia de salitre e toda empolada pelo excesso de humidade. Desta vez o pedreiro que lá foi chamado para picar a parede e arranjar a coisa, declarou-me que para ficar bem devia era fazer uma nova parede deixando uma caixa de ar entre a parede velha e a nova.
Pronto. Se tinha de ser... Com o subsídio de férias que ainda não foi absorvido pela dívida soberana (?!) lá disse para fazer a obra.
Quando tive de tirar os livros que enchiam a estante encostada a essa parede, constatei com algum desgosto que tinham de ser bem escovados, apanhar muito sol, porque estavam cheios de bolor e um pouco estragados. É certo que não tinha ali nenhum exemplar precioso, mas para quem aprecia livros, confesso que fiquei um tanto aborrecida e satisfeita por a nova parede ir evitar esse contratempo...
Bom. Ficou tudo em ordem, pintadinho, arranjado, a casa arejada e com sol, e ao fazer as contas do trabalho, tive de falar com a sobrinha do pedreiro, por sinal a senhora que habitualmente me toma conta da casa.
- Muito bem, Dona *****, aqui tem o cheque para o seu tio, e muito obrigada pelo trabalho.
- Ah, mas o meu tio manda dizer que a senhora não pode pôr aqui livros na estante.
- Como ??? (fiquei pasmada, sem sequer entender o que ela queria dizer)
- Não pode por aqui livros.
- Mas porquê?!
- É que os livros estragam as paredes.
..................
E mainada! Ele queria lá saber do resto, a porcaria dos livros iam 'estragar-lhe a parede' essa é que era essa.
Respirei fundo, e com toda a calma que consegui, expliquei à sobrinha do tio que agradecia o conselho, e ia verificar mais frequentemente se a parede tinha humidade, mas que aqueles livros eram importantes para mim e iriam ficar onde estavam - a não ser que eles estivessem em risco de se estragarem!




Pé-de-Cereja

6 comentários:

Joaninha disse...

:) :) :)

É formidável!!!
O homem fez o seu trabalho e estava orgulhoso dele. Agora tu ias tapar a sua obra com livralhada?... Nada disso! Claro que estragam a parede.
:) lol!!

Joaninha disse...

E falando do outro ponto de vista, de facto a humidade estraga os livros. Que tal um desumificador? É um investimento que em certos casos vale a pena.

sem-nick disse...

Eheheeh!!!
Ahahahahah!
Gandahomem! Essas parvoíces dos livros não servem mesmo para nada, que mania a tua!

Zorro disse...

Parece inventada, sim senhor!
.........
O mundo de pernas para o ar! :)

cereja disse...

Mas não foi, Zorro. Foi tal como contei! E o tonzinho depreciativo da senhora, só ouvido!

Anónimo disse...

hahahaha....
hehehehehehehehehhe....
nany