quarta-feira, 6 de junho de 2018

Há uma moda para tudo

Por motivos familiares 😌uma vez que há um só comando de tv, tenho acompanhado com alguma regularidade, o concurso Brainstorm, da RTP. Não vou agora resmungar com a mania dos títulos em inglês, talvez quando compram os direitos da coisa isso não cubra o traduzir-se na língua no país onde será exibido... Mas anda a fazer-me espécie um aspecto curioso: como é que por mais de duzentas vezes, (pode ser que alguma vez a resposta tivesse sido outra mas eu cá não a ouvi) os concorrentes quando respondem à curiosidade do apresentador sobre o que querem fazer com o dinheiro que vão ganhar, dão a mesma e única resposta - uma viagem!
Já espreitei quem patrocina o concurso e não é nenhuma agência de viagens nem sequer uma companhia de aviação, parecem-me serem refrigerantes, ou outras coisas do estilo. Ora como é possível que os desejos de toda a gente, mas das mais variadas espécies, homens ou mulheres, solteiros ou casados, dos dezoito aos setenta e tal anos, todos queiram com o dinheiro ganho ir passear e só isso!!!
Não pode ser.
Até parece que o consumismo de bens materiais desapareceu completamente. Todos vivem satisfeitíssimos com o que já têm e de mais não precisam. Ou eu já tenho falsas recordações ou antigamente falava-se em muitas hipóteses, aliás sensato porque dependeria do dinheiro ganho e do possível vencedor.  Desde desejarem um carro novo, ou trocar aquele que tinham se o prémio fosse alto, até um plasma daqueles xptl que custam muitas centenas de euros, ou aparelhagens do tipo cinema em casa também caríssimas, no caso de o lucro ser menor. Ou até trocar de casa, se ganhassem muito... E é claro que na lista dos desejos entrava também uma bela viagem, o que é um desejo normal. Mas que seja a única escolha de todos os que por ali passam, desculpem mas eu estranho.
Por isso imagino que seja uma moda. Para além de um certo pudor de dizer assim em público que desejavam uma coisa banal, pela lei do menor esforço usam o que todos os outros dizem, a «chapa um» - viagem. Fácil e pronto... Atenção, é um desejo muito legítimo, eu também o tenho, não sou mais do que eles 😏 mas, com franqueza, é o único desejo que aquela gente toda tem...?! É uma moda, só pode ser !!!




 Cereja

2 comentários:

méri disse...

Os prémios são pequeninos e muitas vezes porque erram ou têm medo de errar desistem de continuar e o dinheiro só dá para uma viagem na rainaer ou isijate
(bolas que é difícil escrever com erros :) )
Já estou em Lisboa desde domingo â tarde - entramos logo de serviço na segunda de manhã e pelo dia fora - estes altos e baixos desta zona dão-me cabo das costas, ando aflita desta coluna e não tenho outra para substituir. O Nuno só chega na sexta feira, no fim de semana vou ver se vejo a minha irmã e visito um primo que tem andado doente, ainda fico para o sto antónio, não por causa do santo mas a neta mais nova faz três anos, a doze! Não sabemos quando regressamos mas assim que saiba digo-te. Tive problemas com o computador fiquei sem livro de endereços, embora tenha acesso ao antigo, mas tem sido tão grande a confusão com pastas de documentos, fotos e etc. que ainda não me virei para os endereços - para me facilitares a vida podes mandar-me um mail a dizer só olá, 'ta´bem? Bigado!

cereja disse...

Nem de propósito, depois de ter escrito isto no último concurso finalmente alguém disse que se ganhasse os filhos queriam uma piscina, :) ou pelo menos compraria coisas para eles. Quebrou-se a resposta chapa 1 :))