sábado, 3 de fevereiro de 2018

Crianças

Encontrei este vídeo (como se encontra quase tudo!) numa rede social.
Não sei uma palavra de alemão, enfim saberei meia dúzia como toda a gente, mas há 'tradutores' que ajudam e portanto o diálogo segue por baixo



- Mamã, posso comer esta maçã? 
- Não, é uma cebola. 
- É uma maçã! 
- É uma cebola! 
- É uma maçã!!! 
- Se insistes, come-a. 
(prefiro ser morto do que admitir o meu erro)

Ora bem, como vi isto numa rede social guardei esta nota aqui para o blog, muito mais privado, porque não ia expor uma fraqueza aos duzentos e tal «amigos» do meu facebook.
É que esta história fez-me lembrar uma outra, vivida por mim com um pouco mais do que esta idade, mas não muito mais.
Tinha acompanhado o meu pai ao café.
Devia ser Verão, recordo que estava quente e até me lembro de que levava um vestido de organdi com pintinhas vermelhas. O meu pai sentou-se e pediu uma cerveja. Quando o empregado a trouxe fiquei encantada com o copo com uma bebida linda, doirada, com bolinhas a borbulhar. Aquilo tinha de ser muito bom!!!
Quis logo uma igual para mim!
- Ná! - informou o meu pai - isto não é para meninas, isto é cerveja.
- Mas eu gosto muito!
- Não gostas nada.
- Gosto sim senhor!
- Não gostas e faz mal...
- Não pode fazer mal, é muito bonito e muito bom.
- Mas sabe mal, é amargo.
- Não é nada!
..........................
Resumindo, tal como a criancinha alemã, cá a je, ganhou a luta e lá veio um copo de cerveja para mim. Apanhei uma troca de olhares entre o meu pai e o empregado que me deixou um pouco desconfiada. E assim que dei o primeiro golo, vi que estavam já a começar a rir...
Pois bem, tal como o menino ali de cima, não dei parte de fraca e embora fosse uma grande desilusão, não tirei o copo da boca e bebi até ao fim mesmo sem deixar que me interrompessem ...
Do resto não me lembro. Reza a crónica familiar que fui para casa ao colo, porque fiquei quase logo a dormir. 
É que uma pessoa sentir-se gozada, mesmo que só tenha um palmo e meio, não se aceita e pronto! Temos o nosso orgulho.

Cereja



3 comentários:

meri disse...

Bolas! sou teimosa mas nunca conseguiria comer a cebola, nem beber a cerveja. acho que não sou orgulhosa ou seja, sou q.b. não a este ponto!

parece que já estás melhor , não?

Johnny disse...

Curioso...

cereja disse...

Olá!
Olha Méri, quanto ao alemãozinho não sei, no meu caso foi de facto orgulho e zanga por me sentir «gozada», sei isso perfeitamente.
Aliás as minhas teimas eram um tanto famosas. Não me lembro por ser ainda mais pequena, mas contavam uma história lá em casa: Certa vez o meu pai estava a criticar qualquer coisa que a minha avó (sogra) tinha feito. E eu intervim a explicar «A avó Nonô não teve culpa nenhuma!» mas ele insistia na crítica e eu insistia em interromper com a mesma frase. Já irritado, diz-me «Tu cala-te, ou levas um açoite!» e eu virei-me e levantei a saia pondo-me a jeito enquanto declarava «Pois dá, mas a avô Nonô não teve culpa nenhuma!!»
Não apanhei palmada nenhuma e a questão ficou por ali.... :)