terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Excesso de velocidade

Ponto prévio: eu sei que é muito mais fácil criticar do que propor uma boa sugestão.

Feita esta salvaguarda, considero a ideia de querer reduzir a velocidade para 30 km dentro das localidades de um grande exagero. Em Portugal  a intenção é com essa medida reduzir o número de atropelamentos. E, contrariamente ao que primeiro pensei, a ideia já paira noutros países: França e Inglaterra andam com essa ideia. E pelos vistos até em Nova York...
Como comecei por dizer não sei lá muito bem que sugestão serve para melhorar os excessos, mas 30 km de máximo (ou seja deve circular-se aí a 25) é passo de caracol, já o experimentei ontem em Lisboa e parece-me que vai ser um engarrafamento pegado.
Claro que se vêm por aí uns fitipaldi de aviário, a acelerarem estupidamente, mas nesse caso não cumprem a regra do máximo 50. Isso acontece muito, é claro. Já tenho sido «buzinada» para me despachar quando já vou quase a 50, mas isso é outra coisa. Custa-me aceitar que quem cumpra as regras e tenha bons reflexos não domine um carro se for a mais de 30...
Mas há duas ou três coisas:
Da parte dos condutores devem ter um tempo de reacção bom. E é visível que muitos não o têm,  é ver os semáforos - passa a verde, são imensos segundos até os carros começarem a andar, e por outro lado quando cai o vermelho ainda passam dois ou três carros muitas vezes! Isso é que é perigoso. E noutras situações tenho observado a lentidão de reflexos de muitos condutores.
Há muuuuitos anos, mesmo muitos, houve uns tempos onde trabalhei na avaliação de condutores que tinham tido problemas na condução. Essa avaliação era muito rigorosa na medição dos reflexos, tinha-se de passar por várias máquinas, e recordo uma que avaliava a atenção distribuída ou dividida. Era um painel grande onde em fracção de segundo se acendia uma luz que se tinha de apagar, tocava uma campainha onde se devia carregar, e mais vinte estímulos que nem recordo: girava um disco, caía uma bola, soava um apito, e a cada som ou imagem correspondia uma resposta imediata. Difícil? Sem dúvida, mas não mais do que a atenção que se deve ter ao volante onde se deve ter atenção a tudo e dar uma resposta imediata.
Do outro lado do problema está a educação dos peões. Primeiro acreditarem que-devem-atravessar-na-passadeira. É uma regra fácil, não é? E em seguida atravessarem prestando atenção ao que se passa à sua volta. Também parece fácil. Mas não é. Se temos os phones encaixados nas orelhas o que se está a ouvir, e muitas vezes altíssimo, é a nossa banda musical, não é o carro que se aproxima. Se estou a discutir ao telemóvel, ou a namorar, ou a dizer piadas, ou a coscuvilhar não vejo nem oiço mais nada, a concentração está toda no aparelho. (Não consegui transpor para aqui um vídeo muito engraçado de «educação de peões», de origem francesa, onde se filmava vários casos de peões que atravessavam  sem olhar, perfeitamente distraídos sendo assustados por um ruído intenso de travagem. Todos eles davam um salto e prestavam logo atenção!)
Por último, para se perceber os acidentes, seria também interessante olhar para o nosso parque automóvel. Dizem que a idade média dos nossos carros ultrapassa os 12 anos ! A sério! Não é preciso muitos estudos para se ver que mesmo muito estimado, um carro de 15 ou 16 anos pode estar pronto para vários acidentes, e a culpa não é só dos 50 km à hora.
................
Muita coisa em que pensar.



Cereja





6 comentários:

Johnny disse...

Chamar a atenção que devia haver mais sinalizadores e a funcionar. Muitos deles não funcionam ou estão avariados há muito tempo.

cereja disse...

Johnny, 'sinalizadores' é o quê exactamente? Câmaras que controlem o trânsito, ou que vigiem?

méri disse...

Isto não tem nada a ver com o que escreveste, mas claro que concordo

ando às voltas com o meu blogue e passwords que tive que mudar e os meus comentários no blogger tem dado erro. Isto é mais um teste - desculpa lá qualquer coisinha :)

méri disse...

parece que finalmente funcionou

cereja disse...

Eu não consigo comentar no teu blog, Méri... Mas creio que nunca consegui. É um sistema mesmo complicado! Filtram tanto os spams que quem é bem intencionado também não entra... (vou experimentar agora)

FJ disse...

Olha que o teu e o do meu 2 carro :)) , não é bom dar ideias,mesmo que se tenha razão. Proponho antes baixar 30% o preço dos carros novos fj