domingo, 7 de janeiro de 2018

Começar do princípio, pelos alicerces


É um facto reconhecido. Portugal é um país mediterrânico com clima temperado (será?) com a particularidade de morremos de frio todos os Invernos...
Quando me queixo de estar calor ou estar frio há sempre um esperto qualquer que me diz que eu também me lamento no caso inverso. «Tens calor?! Gostas mais de ter frio?...» Pois é. Não gosto do muito. O que é demais é demais. O meu metabolismo é temperado. 😉
E tenho razão. Li ontem que Portugal é dos países europeus onde se passa mais frio dentro de casa portanto não é fantasia minha, andamos mesmo a rapar um frio do caraças! 
É certo que o aquecimento não é barato. É um escândalo o preço da electricidade em Portugal! É público que pagamos a electricidade mais cara da Europa o que não se entende a não ser pelas tais taxas e jogos confusos nos negócios desta área. E assim evitamos esse tipo de aquecimento doméstico, ficando muitas vezes pelos múltiplos agasalhos, assim tipo cebola...
Mas... Recordo muitas vezes, uma estadia na Bélgica há mais de 40 anos onde assisti ao maior nevão que podia imaginar. Começou a nevar quando cheguei e fiquei encantada, mas depois continuou sem parar 8 dias e o encanto foi-se porque ficou tudo encardido. Ora bem, assim que nos abriram a porta da rua da casa onde ficámos o frio atenuou-se com surpresa minha. Era o aquecimento central do prédio!!!
Ora o segredo de não se sentirem excessos climáticos, está na construção das casas. E isto não vai lá com remendos, ou se faz de raiz (de alicerce ) ou nunca fica como deve ser. As nossas casas têm paredes finas e sem caixa de ar, não se usa janelas duplas, a construção é fraquinha para ser barata creio eu. Portanto mesmo que se aqueça o interior esse calor foge para fóra, não há calafetagem que chegue. Até se encarar a sério o problema da construção vamos a continuar a morrer de frio no Inverno ou de calor no Verão.


Cereja




2 comentários:

méri disse...

Tens toda a razão. O meu filho está numa casa talvez dos anos 30/40 e instalou aquecedores por baixo das janelas (que foram substituídas por novas com vidro duplo). De verão a casa é bastante fresca, de inverno um frigorífico - os aquecedores aquecem a parede, põe-se a mão por fora e a parede está morninha... nada a fazer têm que isolar a parede por baixo das janelas, que é finissima. Lá para o próximo inverno!

FJ disse...

Concordo muito. O clima é capaz de ser temperado, nós é que não somos e o preço da eletricidade é realmente um escândalo fj