domingo, 4 de janeiro de 2015

Cortesia Boa Educação Social


A água é talvez demasiado mole e a pedra excessivamente dura, mas não consigo desistir de insistir no mesmo. Há regras sociais da chamada 'boa educação' que parecem desvanecer-se mas isso incomoda-me. A mim e a muito mais gente por aquilo que observo.
Encontramos constantemente pessoas grosseiras, que falam desabridamente, ignoram os outros, não respeitam regras sociais comuns, incomodam, provocam conflitos ou pelo menos causam mau estar.
Não se pode fazer nada quase nada contra isso a não ser evitar o seu convívio.
Mas quando se vê que a semente de um futuro adulto já está contaminada por essas atitudes, é ainda tempo de fazer alguma coisa. Porque é quando se é criança que certos comportamentos se enraízam.
Vemos cada vez mais meninos que entram numa sala como pequenos furacões, sem cumprimentar quem lá está, quase que sem «verem» onde estão e por quem passam. Costumam gritar «dá-me aquilo!» como uma ordem. Ignoram os outros, sejam da sua idade sejam adultos. Não estão habituados a dizer «obrigado» nem entendem esse uso. Não participam na vida doméstica e ninguém lhes chama a atenção para tal. Desarrumam sem arrumar. Estragam e desperdiçam sem que tal lhes faça a menor mossa.
OK, muitos adultos também. Infelizmente.

Mas quanto às crianças (já quanto aos adolescentes a coisa é muito mais difícil!) por favor, ensinemos-lhes algumas regras básicas!!!
Encontrei nas redes sociais um texto, escrito em brasileiro, muito interessante. Corrigi apenas meia dúzia de palavras para «português» e deixo-o aqui porque me parece que enuncia o que de mais importante se pode ensinar.


Que tal imprimir e colar atrás da porta do quarto deles...?



Regras básicas de convivência

1 - Chegou? Cumprimente.

2 - Já vai? Despeça-se.

3 - Recebeu um favor? Agradeça.

4 - Prometeu? Cumpra.

5 - Ofendeu? Desculpe-se.

6 - Não entendeu? Pergunte.

7 - Tem? Compartilhe.

8 - Não tem? Não inveje.

9 - Sujou? Limpe.

10 - Não gosta? Respeite.

11 - Gosta? Demonstre.

12 - Não vai ajudar? Não atrapalhe.

13 - Partiu? Concerte.

14 - Pediu emprestado? Devolva.

15 - Falaram consigo? Responda.

16 - Acendeu? Apague.

17 - Abriu? Feche.

18 - Comprou? Pague.



(Nota - sabemos todos que o obrigado, faz-favor, bom-dia, com-licença, são apenas fórmulas, pode ser uma casca oca; o que achei interessante nestas perguntas aqui em cima, foi o enquadramento, uma espécie de 'explicação' para o facto de as dizermos; é importante que desde pequenino se perceba que vivemos em sociedade)

Cereja

2 comentários:

méri disse...

Plenamente de acordo, Emièle! Cá por casa com os netos e sobrinhos netos estamos constantemente a insistir com eles, e também a praticar

cereja disse...

Olááá!
Querida Méri, eu sei que esta 'carapuça' não é para todos, felizmente. Conheço muitas crianças e adolescentes, impecáveis, bem socializados, respeitando as outras pessoas. Mas também vejo o contrário, até entre amigos.
No outro dia assisti ao momento em que os netos de uma amiga se iam embora depois de um fim-de-semana onde a avó se desfez em mimos para lhes agradar. Ela, corredor fóra, atrás deles «adeus, meus queridos, beijinhos» e eles sem lhe responder e de costas viradas a correr para o elevador. Olha que entraram no elevador com o pai, sem sequer olhar para a avó!!! Nem um beijo, nem adeus avó, para não falar em «obrigada pelo fim-de-semana». Nada! Meninos dos seus 10 anos!
..............
No outro dia no autocarro, uma adolescente que nem parecia ter 13 anos, sentou-se num lugar enquanto uma senhora grávida ficou em pé. Alguém lhe chamou a atenção «A menina deve dar o lugar àquela senhora grávida» Resposta insolente «E depois?! Também eu estou grávida!»