segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ainda a saúde

A propósito deste artigo, que explica que a ARS considera que no Centro de Saúde bastam 10 minutos para atender doentes com gripe, deixei há poucos dias, no facebook, esta minha proposta onde ainda se ganhavam 30 segundos:
«A contra-relógio:
1 - Confirmar o nome, dar Bom Dia, apertar a mão, mandar sentar, abrir a ficha no computador - minuto e meio
2 - Ouvir de que sintomas o doente se queixa - dois minutos
3 - O doente despe-se para ser auscultado - minuto e meio a dois minutos (porque se for velhote pode atrapalhar-se com as mangas ou botões...)
4 - Auscultar o doente, um minuto
6 - Manda-o tossir já enquanto ele se veste, assim ganha tempo mas tem de ser, tem de se vestir - mais um minuto.
7 - Não precisa vêr tensão arterial nem essas mariquices, vai é passando a receita enquanto confirma se é alérgico a algo - outro minuto.
8 - Receita a imprimir, 30 segundos.
9 - Explica-lhe a posologia enquanto o manda dirigir-se depressa para a porta, e chama já o doente seguinte - 30 segundos.
.............
Já está!»

Tinha-me achado muito esperta, quando o esquema desabou!
A Visão de 22 de Janeiro publica uma reportagem chamada «Medicina de Guerra» a propósito da questão das 'urgências'. Uma das médicas diz que perde cerca de 10 minutos a tentar abrir o programa de passar as receitas; depois outro para as análises e outro para a lista de doentes; o computador é muito lento, a informação não é cruzada e não há acesso aos dados dos Centros de Saúde.
Ou seja, no meu plano tinha-me esquecido da 'valência informática'! E sei, por experiência, até que ponto esses famosos servidores da saúde avariam, bloqueiam, entram em pane. Metade das vezes que vou a um Centro de Saúde há qualquer azar a esse nível. Se o terrível Citius ficou famoso pelas razões conhecidas, os servidores da área de medicina também não gozam de grande saúde.

Pronto. Os tais 10 minutos que tinham sido apertadinhos, saltam para muito mais porque actualmente tem de ser tudo feito por computador, o que  acelera muito quando funciona mas... Hmmmm! 



Cereja

Sem comentários: