sábado, 26 de julho de 2014

Também é dele?????




Óvalhamedeus!

Eu sabia, sem nunca lhe ter prestado muita atenção, que a aldeia onde costumo passar férias tinha uma espécie de sub-título… Como o seu nome não é daqueles muito originais, apesar dos estudos indicarem que ela é antiquíssima – parece que século XIII, falam até na Rainha Santa Isabel, etc… - a verdade é que há várias terras com o mesmo nome, uma até no concelho mais próximo o que provoca alguma confusão.
Portanto, quando já há muitos anos reparei que na placa indicativa com o seu nome estava adicionado «Aldeia do Espírito Santo» não liguei grande importância, considerei que era uma forma de a distinguir, uma vez que as festas locais, muito afamadas, são as festas-do-espírito-santo.
Mas....
Aqui já há uns anos, houve um cavalheiro-de-indústria, de seu nome Vale de Azevedo, que investiu numa bela quinta aqui à entrada. Coisa fina. Muito grande, criavam lá cavalos e tudo! Quando as coisas lhe deram para o torto a quinta passou para um consórcio ou coisa assim. Acontece que essa quinta tem um muro muito grande que dá para a estrada e ameaça ruir, e desde que isso se verificou as autoridades fecharam a estrada à cautela. Portanto há meses e meses e meses, que a saída para uma estrada de dimensões razoáveis está fechada, porque o proprietário do famigerado muro não faz as obras necessárias! Dificuldades económicas, tadinho, sniff...

Agora dei-me conta que a Aldeia é do Espírito Santo.

Fiquei sem pinga de sangue.

Será que ela vai também ser penhorada, ou congelada, ou lá o que é que fazem aos bens do homem...?

Ai, ai, ai, a minha vida!


Cereja






5 comentários:

sem-nick disse...

Ele há nomes...
:D
Festas do Espírito Santo costumam ser nos Açores... Vai ver que até lá?!

sem-nick disse...

Ele há nomes...
:D
Festas do Espírito Santo costumam ser nos Açores... Vai ver que até lá?!

saltapocinhas disse...

cruzes, credo!
vá de metro, Satanás!

cereja disse...

Sem-nick, olá e mais olá! - é que o teu comentário teve eco :)
Ná, estas festas são cá. Pertinho de Lisboa até!

cereja disse...

Querida Saltapocinhas, BOM DIA, amiga!!! Também deves estar de férias, como eu...
Pois é. espero bem que esta aldeiazinha se safe, mas se o nome quisesse dizer alguma coisa, estava mal, olá se estava.......!