quarta-feira, 9 de julho de 2014

Comentários

É uma triste amostra.
Na sua esmagadora maioria, os comentários que aparecem de um modo 'virtual', por exemplo nas caixas de comentários das notícias dos jornais, são de arrepiar. Não sei se por serem praticamente incógnitos - o nick com que quase todos assinam não é nada - mas o estar à frente de um teclado com a liberdade de poder dizer o que muito bem passa pela cabeça parece fazer vir ao de cima o que de pior o ser humano tem. Não dou importância aos inacreditáveis erros de ortografia e sintaxe que por sistema se lêem ou à escrita fonética que é moda, mas alguém dar-se ao trabalho de ligar o computador para alarvidades como comentar uma notícia de um atropelamento dizendo «bem feita, não se metesse à frente do carro», ou sobre as vítimas de um tufão «ahaha, foi um ar que lhes deu», e sobretudo a conversa entre vários comentadores sempre com um chorrilho de insultos e palavrões de parte a parte do mais violento e grosseiro que imaginem, é incrível.
Nos blogs isso já não acontece tanto porque o blogger tem na sua mão o poder de apagar um comentário desse tipo. E o mesmo se passa no facebook, podem aparecer (e aparecem!)  textos idiotas, mas quem comenta o que outra pessoa escreve sabe que se for muito inconveniente pode ser apagado... E até riscado da categoria de 'amigo'.
Mas no outro dia encontrei no fb um comentário que até voltei a ler porque nem queria acreditar que alguém fosse capaz de dizer aquilo... A notícia «partilhada» com foto ou vídeo já nem sei, era sobre o caso do jovem adolescente morto em Gazza como represália pela morte de uns israelitas, e na história falava-se de crianças desaparecidas que nem se sabia se estariam também mortas.
Era chocante. Ora entre os vários comentários de repúdio por essas mortes, alguém tinha escrito algo como «vocês sabem lá o que é que os pais dessas crianças teriam feito...»  Quando o Esopo contou a fábula do lobo e do cordeiro não ia tão longe!
Porque a pessoa que escreveu aquilo não dizia que era mentira o que seria mais natural. Ainda recordo depois da guerra ouvir uma minha tia-avó garantir que
Auschwitz era filmado em Hollywood pelos americanos e era tudo cinema...Portanto pode negar-se uma notícia daquelas com facilidade. Agora justificá-la, com o argumento de arrepiar que era bem feito, porque os pais das crianças eram maus, isso ultrapassa tudo! 
Mas é verdade. Li-o eu!

 Cereja

1 comentário:

sem-nick disse...

Grande besta!
E a «menina» que apela ao genocídio de todo o povo palestiniano? Vou ver se encontro o link.