sexta-feira, 4 de abril de 2014

Publicidade a mais

Muitas vezes há coisas que julgo que só a mim me irritam por ter mau feitio "Sou embirrenta, isto se calhar é normal; eu é sou exigente com coisas talvez vulgares" penso de mim para mim, mas sempre vou refilando com quem tenho à mão para me ouvir.
Um motivo vulgar dos meus refilanços está na publicidade da tv. Aceito - tem de ser - que façam publicidade, mas não exagerem! Os programas têm de ter as suas pausas, é lógico, mas curtinhas, uns minutos, até para não se perder o fio à história que estamos a ver.
Ora bem, os canais que vemos em sinal aberto não os pagamos. Portanto, como "pagamento" ao serviço que nos fornecem faz sentido passarem alguns anúncios, o comércio precisa e o público sempre vai vendo e talvez assim prefira uma marca a outra - não acredito muito que nos dias de hoje * se compre mais , mas talvez compre um produto diferente...
Isto na tv de sinal aberto.
Ora quando comecei a ter tvcabo, já há uns anos, senti que uma das boas diferenças era a quase ausência de anúncios. Uma série durava cerca de 45 minutos, intervalos incluídos. Era agradável. Depois, a pouco e pouco, o tempo de publicidade foi alastrando. Com alguma estranheza vi que faziam propaganda dos seus próprios programas, não entendia bem para quê, se já se estava a ver para que é que o publicitavam?.. Espera! É que assim, estando ali a gastar tempo, em cada 3 programas poupavam 1 - é matemática simples, 3 horas de tv precisam de 4 programas se foram de 45 minutos, mas bastam 3 programas de forem de 1 hora! É lucro. E isto sem se falar nas séries repetidas vezes e vezes sem conta, quer no mesmo canal quer num outro semelhante do mesmo pacote.
Mas é legítimo? Pagamos ( e muito !)  e um quarto do que se vê é publicidade?! Bom, a semana passada li numa amiga de rede social um protesto sobre isto e referia o código de publicidade. Fui verificar e de facto, o tempo destinado a publicidade será de 15%, ou seja, numa hora só pode devia haver 3 intervalos de 3 minutos! Olhem que é interessante dar uma olhadela a esse código, que com certeza os programadores das estações conhecem bem. 
É como comprar uma embalagem grande de um produto que só está cheia ate 2 terços. Mas se na loja eu posso escolher a embalagem mais pequena com a mesma quantidade de produto, como é que se faz isso quando a tv que pagamos nos impinge tanta publicidade como a que temos de ver num canal aberto??!

*«Em Portugal, actualmente, o optimista é aquele que diz:

- Se isto continua assim, acabamos todos na rua a pedir esmola...
E o pessimista é aquele que responde:
- A quem ?»





Cereja

7 comentários:

Joaninha disse...

Eles aqui dizem que se cumpre os tais 15%

http://www.briefing.pt/opiniao/29447-tempo-dedicado-a-publicidade-cresce-no-1-t-2014.html

Joaninha disse...

Apesar de concordar muito com o que dizes, e sobretudo o tema maior aqui é o uso de publicidade quando pagamos em caso do cabo, não sei se não "temos a sensação" de que é muuuuuuuito tempo sem ser tanto como isso. Um anúncio pode demorar só 15 segundos...

cereja disse...

OK, podes ter razão, muitas vezes parece mais tempo do que na verdade é :)
Mas de facto é bem mais do que deve ser, muitas vezes. No outro dia, à noite, em horário nobre, no Fox Live, o episódio da Good Wife teve intervalos de quase 9 minutos. Eu olhei para o relógio!!!!!

Hipatia disse...

Olha, minha querida, é como em tudo: falta de real concorrência que não os deixe monopolizar tudo e lhes permite manobrar a legislação para dizerem que cumprem. Um exemplo evidente está nos combustíveis. Outro? Fui a Lisboa em Março, com cada alfa a 30 euros; desde 1 de Abril, cada viagem de avião na Ryanair não chega a 10 euros. Quanto tempo achas que vai demorar a CP a descer os preços?

cereja disse...

É isso mesmo,Hipatia.
A concorrência pode ter um efeito benéfico e isso vê-se bem na gasolina.
Mas eu ando resmungona e com vontade de implicar - afinal não faltam motivos, bolas!!!
Obrigada pela visita :))

Anónimo disse...

Imagem gira, o "pacote" dos canais tal e qual o do detergente... Ahahahahah!!!!
E a anedota também não está mal.

snowgaze disse...

Eu não sei se a publicidade aos produtos próprios (separadores com imagem do canal, séries do canal), conta para esses 15%. E estou como tu, se há uns anos o cabo era uma maravilha porque quase não tinha anúncios, hoje em dia é quase igual aos canais abertos. E outra coisa, já reparaste que há canais que durante a publicidade aumentam o volume da emissão? Esses já nem me dá vontade de ver, e quando vejo acabo por tendencialmente desligar o som durante a publicidade.