quarta-feira, 2 de abril de 2014

frivolidades

 Olá a todos! Ontem deixei aqui um post a condizer com o tempo - escuro e triste. A minha companheira de blogosfera de há muitos anos, a snowgase deixou-me um comentário animador lembrando coisas que eu tinha escrito num outro blog. Passei por lá para matar saudades, e distraí-me a ler mil e uma coisinhas de ca-rá-ca-ca que faziam o meu dia a dia nessa altura. É curioso que a mecânica é a mesmíssima do facebook: são os escritos mais amalucados que recebem mais comentários. Encontrei este, sobre o magno problema do rolo do papel higiénico que teve na altura cerca de 20 (?!) comentários, ou coisa assim, quando hoje quando tenho 2 ou 3 já fico toda contente.
Pronto, não é só o link, já agora vou fazer um copy/paste e repetir tudinho, para me ficar a rir!

«Toda a gente conhece a história do sujeito que tinha uma barba enorme, e no dia em que lhe perguntaram se dormia com a barba por cima do lençol ou por baixo do lençol ficou tão indeciso que nessa noite nem dormiu porque tanto a punha por cima como a mudava para baixo.
Ora com os rolos do papel higiénico no seu suporte passa-se algo de semelhante e de idêntica magna importância.
Vamos ver, ó pessoal: Preferem que o rolo se desenrole pela frente ou se desenrole por detrás?! Se calhar nunca tinham pensado nisso, mas olhem que há quem pense. Por um lado encontrei em tempos um blog (e agora com algum trabalho voltei a dar com ele) que lançou em debate essa questão. E a verdade é que houve 83 opiniões e mais não houve porque pelos vistos a caixa de comentários era pequena… E depois, como sou interessada e curiosa quando as questões são assim tão sérias e importantes, encontrei a resposta numa FAQ de um site. Cá está.
Questão: Existe uma maneira correcta de colocação do papel higiénico no suporte?
Resposta: Existe sim. O correcto é encaixar-lo no suporte, de maneira que o papel se desenrole na frente do rolo, no sentido de cima para baixo.
E já agora, o que pensam vocês???
Votam no A ou no B?»



Cereja

13 comentários:

méri disse...

Como em 2006 (! 2006????!!!!) continua a ser A sempre!

cereja disse...

:))))
Pois é. Foste das que deu opinião! Ahahahaha!!

Joaninha disse...

Olááááá!!!!
(entre parentesis, mudaste as cerejas do cabeçalho, ou é de mim? Estas estão já colhidas e as outras estavam na árvore, acho eu de que...)
Bem, eu fui das que deixou a opinião há 8 (oito??????!!!!) anos. Mas ainda não tinha joaninha em boneco :D
Tns razão, mulher, quando são coisas mais leves a malta adere com facilidade. E percebe-se, não é???

Joaninha disse...

Ah, quanto a votos, tal como da primeira vez continuo a achar que dá mais jeito a desenrolar-se para fora... :)

snowgaze disse...

Pois eu também gosto mais da A. Dá mais trabalho a separar as folhas com a B.

Esta história faz-me lembrar outra. Fizeram um inquérito em que perguntavam às pessoas se, quando se limpavam, dobravam o papel higiénico ou se o amarfanhavam (scrunch or fold). As respostas dividiram-se mais ou menos a meio. Mas o mais interessante foi que a grande maioria das pessoas se espantaram com a pergunta. Nunca tinham pensado que houvesse alguém que utilizasse o papel higiénico de uma maneira diferente da delas!

(Eu também me admirei com a pergunta. Pensava que toda a gente dobrava o papel antes de o utilizar...)

cereja disse...

Mudei sim senhora Joaninha!!! Olho de lince... Talvez assim com as cerejas já pronta para comer me visitem mais.... :))))
Bem, além da "mania das arrumações", também tenho a "mania de variar" de vez em quando. Cá em casa sempre que é possível mudo um pouco os móveis.

cereja disse...

Olha Snowgaze, lá n faceook, uma amiga deixou este esclarecimento: «o problema é magno mas eu dou a chave para ele sem qualquer espécie de encargo: estatisticamente parece estar provado que o sexo masculino na sua maioria põe o papel a deslizar junto à parede e o feminino para o exterior. Li isto algures há muito tempo (antes da internet existir) e desde então tenho observado que é certo. »
E esta hein?!
.........
Quanto ao dobrar ou amarfanhar, nunca me tinha lembrado, caraças!!! Essa é profunda também. Eheheheheh!!!!

cereja disse...

Reflectindo na pergunta da snowgaze, amarfanhar papel é para o tornar mais macio. Com os papeis actuais todos mais ou menos macios, não faz muito sentido, mas deve vir daí. Eu dobro :D
.......
Quando era criança e ia passar férias à aldeia, não havia essas modernices de papel higiénico, eram quadrados de papel de jornal que se usava para limpar o rabo e amachucava-se o papel para o amaciar. Lembro-me!!!!!

snowgaze disse...

Tem graça eu pensava que era ao contrário (os homens que eu conheço preferem a opção A). E há umas senhoras da limpeza no meu trabalho que têm tendência a usar a opção B. :)

snowgaze disse...

Eu não me lembro de usar papel de jornal mas realmente o conceito de amarfanhar para amaciar papel mais grosso não me é estranho. Às tantas foi alguma emergência quando era pequena que me ficou na memória. :)

cereja disse...

Querida Snow, és muuuito mais nova do que eu... E isto era numa aldeia que nem água canalizada tinha. ;)

snowgaze disse...

(eu hoje entupo-te a caixa de comentários)
Na aldeia de uma das minhas avós também não houve água canalizada durante algum tempo. A minha avó ia buscar água à fonte com uns cântaros que transportava à cabeça com ajuda de uma rodilha de pano. Havia uma bilha de barro para manter a água fresca no verão. E casa de banho... ao início também não havia. Usavam-se uns potes/penicos (no sul se calhar chamam-se bacios ou outra coisa) e depois alguém tinha que levar o conteúdo ao monte onde despejavam a porcaria... Mas isto era quando eu era muito pequena, e o facto é que aquela aldeia é mesmo muito isolada. No campo, ainda mais isolado, onde havia só uns casebres aqui e ali perto das propriedades, provavelmente ainda hoje falta o saneamento e a água canalizada. Mas ao menos hoje em dia todos têm acesso a papel higiénico. :)

cereja disse...

É de facto um recorde, o que não deixa de ter graça porque disse ali em cima que no Pópulo também teve muitos comentários (só que aqui a conversa gira entre apenas 4 pessoas...)
O "saneamento" era exactamente como descreves. A rodilha de pano onde se apoiava a bilha chamava-se "nora". E esses penicos altos era uma boa porcaria mas as pessoas estavam habituadas :D O papel higiénico tal como o conhecemos é relativamente recente. Vou investigar, já agora...... :)