domingo, 6 de abril de 2014

O Futebol e as claques

 O futebol é um espectáculo.
Sabemos que nalguns países, e por experiência falo no nosso, é um espectáculo que gera paixões levadas ao extremo. Há para aí estudos sobre isso, dizendo que canaliza o espírito guerreiro que em tempo de paz não pode ser satisfeito, mas isso não sei bem nem me quero pronunciar... Mas que, muita gente, homens e mulheres, vive apaixonadamente o futebol, é um facto. E não vejo nenhum mal.
Depois, há o hábito no espectáculo-desporto de encorajar os jogadores. Muito bem. Grita-se, agitam-se bandeiras, dá um certo colorido.
Por cá desconheço se há, mas lá nos States aparecem umas meninas vestidas de majorettes que no início do jogo fazem umas danças de incitamento e até parece, por aquilo que vejo em filmes, que ser cheerleader é uma coroa que qualquer adolescente deseja. É um tipo de claque 'simpática', relativamente, parece-me...
Entretanto aparece outro fenómeno associado aos jogos muito competitivos que é o hooliganismo.
Uma estupidez, reprovado por todos excepto os próprios hooligans.
Cruzando as duas coisas, temos em Portugal as claques dos clubes de futebol. São grupos organizados, que supostamente servem para apoiar os jogadores do seu clube, mas diversamente das meninas cheerleader têm um gene de hooligan que como o hulk os transforma em monstros em certos momentos. E ficam incontroláveis!!!!
E isto é transversal a todos os clubes! Nenhum escapa no que se refere a claques. E, o impressionante, ou a perversão do sistema, é que estas claques são subsidiadas pelos próprios clubes! Recebem várias benesses e mesmo dinheiro. Depois portam-se mal, fazem asneiras enormes e o clube é penalizado por isso. I-na-cre-di-tá-vel! Cultiva-se maçãs já com o bicho lá dentro. Li hoje que o Presidente do Sporting estava a perder a paciência com o comportamento das claques que estava a custar ao clube um dinheirão em multas.
Cá para mim tem um bom remédio: pagam eles as multas. E mais, se reincidirem, cortem-lhes os subsídios e as benesses. Além disso a entrada das claques nos estádios devia ser controlada minuciosamente, com muito mais atenção do que fazem à assistência normal, nem um alfinete a mais! Tem de se educar disciplinar esses hooligans protegidos ou a coisa vai mesmo mal....
É que já não há paciência.




Cereja

3 comentários:

Anónimo disse...

Entre os maiores ninguém se fica a rir, são todos iguais!!!
Revolta tanto. Afinal são miúdos, mas que desde pequenos são orientados para essa violência parva.
O boneco que escolheste com uma criança a fazer um gesto diz bem de como desde pequenos se treinam para ser parvos!

Johnny disse...

Em Portugal também há cheerleaders. Aparecem antes do início dos jogos. Qunado vou ver jogos ao estádio costumo vê-las as as televisões não costumam filmar. Só filmam os jogos. :)

cereja disse...

Hmmmm....
Quando escrevi fiquei aqui a pensar numa coisa. Cheerleader era obviamente chefe de...claque? Portanto a tal claque devia ser traduzida cheer. O meu inglês é menos que fracote, e não sei exactamente como se diz. O Johnny que vaio aos estádios deve ter ficado de olho nas tais meninas :D