domingo, 13 de abril de 2014

Proteger demais


Quando encontro escrito na comunicação social algumas das minhas inquietações sobre educação fico toda satisfeita. Porque, por maior certeza que tenha do acerto daquilo que penso nalgumas áreas, a minha voz é baixinha um artigo numa revista é outra coisa! Por isso chamou-me a atenção quando li "Deixe o rapaz descer o escorrega sozinho" e, tal como o título sugere, encontrei conselhos que são o puro bom senso.
Ainda ontem, estava no meu quintal e ouvi uma avó a gritar assustada a um neto "Tu não corras! Olha que cais!!!" e fui espreitar. É uma rua um pouco íngreme onde quase não passam carros porque não tem saída. O rapaz tinha os seus 8 anos bem medidos, e parecia bem saudável, até ligeiramente anafado. Porque raio é que não havia de correr?! E porque é que se augurava que o miúdo podia cair? E se caísse, também qual seria o drama? 
Circula por aí, há já vários anos, um texto "romântico", que recebi dezenas de vezes por email, talvez demasiado saudosista, porque selecciona através de lentes cor-de-rosa uma época passada. Mas se há uma poalha dourada a salpicar este texto, o que ali se diz não é nenhuma mentira. É um enunciado de imensos medos, e algumas das precauções são sensatas mas levadas ao exagero bloqueiam a autonomia de qualquer criança. O mundo hoje é mais perigoso? Ai isso é. Então mais uma razão para ensinar a uma criança como se defender desses perigos. 
Corre rua abaixo, tropeça e cai. Pode acontecer, claro, em 10% dos casos. Se esfolar o joelho, lava-o bem, desinfecta, e põe um penso rápido. Mainada! "Não pegues na faca que te cortas!!!" (quase sempre seguido de já-aí-vou-cortar-te-o-pão)  quando o educativo seria "põe o pão em cima da tábua e segura assim na faca; faz lá, para eu ver".
É que para uma criança crescer bem tem de conseguir autonomia, e muitas vezes aprende-se por tentativa e erro. Há asneiras que se têm de fazer, para aprender as consequências. E a protecção tem de ser adequada à idade da criança, ou tem o efeito exactamente contrário...




Cereja

Sem comentários: