sábado, 2 de fevereiro de 2013

Malvado facebook!




Raisparta a porcaria do facebook!
............
Dei conta esta manhã de mais uma certidão de óbito de um de um outro simpático blog da minha infância, o Farinha Amparo. Infância da minha vida blogosférica, é claro, que já lá vão muitos anos. 
E custou-me. Custou-me muito, porque tenho de reconhecer que este movimento destrutivo é quase imparável e, como afirmou lá num comentário uma das velhas resistentes, a Saltapocinhas do Fábulas é claro que a culpa é do facebook. Grrr!!!
Tenho aqui uma coluna à direita, a que chamei no início "blogs que convêm ir lendo" e é uma lista pequenina porque diferentemente de muitos bloguers não quis deixar uma série de links por ordem alfabética de todos os blogs da minha área de interesses, mas apenas dos que eu conhecia bem. Era pequena e, depois de ter decidido retirar todos a que já tinha entretanto acrescentado RIP, ficou minúscula! Mesmo assim, antes de começar agora a escrever, fui confirmar e, dos que lá ainda estão, 100nada diz que deixa um post de 4 em 4 meses,  Ponto sem nó não o diz, mas percebe-se, o Glória do Vulgar parece ter paralisado, no PreDatado sai um post por  mês, o Estou na Sesta acorda de semana a semana, e por aí fora! Alguns estão mesmo 'mortos' que o link já nem abre...
Se escolhi referir esta meia dúzia de blogs de referência para mim, não foi completamente ao acaso, é que todos eles escrevem no facebook e alguns no twitter!!! E o que têm a dizer, dizem-no lá mas - e isso é que me desaponta - é uma escrita bem diferente. 
É claro que continuam de boa saúde aqueles que chamarei de 'blogs políticos'. E ainda bem, também interessam. Mas aqui o Cerejas, como dantes o Pópulo e tal como o grupinho que citei, é muito coloquial, pessoal, eu gosto de falar do que me passa pela cabeça no momento. E não exactamente do mesmo modo que se fala no facebook!
Mas...
Falando por mim, depois de abordar as coisas já não tenho a mesma vontade de dizer aqui nada, e deve ser isso que se passa com os meus velhos amigos. De vez em quando dá-me um surto de energia e decido recomeçar-como-deve-ser. Pois. Não dura muito.
Uma morte anunciada, mas ainda estou para aqui a estrebuchar... E prometo que vou dar alguma luta.  :)


Pé-de-Cereja 
 

13 comentários:

José Palmeiro disse...

Estou "a modos", como tu!!!
É um drama, não tenho dúvidas!!!

Vítor Fernandes disse...

Minha amiga pé de cereja, é bem verdade aquilo que dizes. O FB tem dado cada cacetada nos blogs que andam à roda. Mas há alguns resistentes. E se é verdade que o meu PreDatado anda um bocado moribundo (tenho de lhe dar um tratamento de choque) também não deixa de ser verdade que o
http://constantinogvacas.blogspot.pt/e o
http://fotosdeaaz.blogspot.pt/
parece estarem aí para lavar e durar.
Eu cá vou indo com a graça do FB e de S. Blogger já que frei Twitter parece ter me abandonado.
Beijinho.

Vítor Fernandes disse...

Já agora, por onde andas no FB?

cereja disse...

Amigo Zé Palmeiro, de ti tenho mesmo a convicção de que és como eu... :D A mim chateia-me esta inércia (?) porque como te deves lembrar eu escrevia como uma doida antes... :) :) :) Dia onde não deixasse dois ou três posts não era nada. E hoje em dia, até nem passo por cá!

cereja disse...

OK, Vitor Fernandes, o heterónimo Constantino escreve muito e ainda por cima muito bem. Aí dou a mão à palmatória, e é um luxo manter 2 blogs...
Digamos que fiz assim um 'apanhado' dos mais antigos e portanto lembrei-me de ti. Mas reconheço que nem merecias este reparo. :)
Contudo mantenho que desapareceram mesmo muitos dos "do meu tempo" o que me faz muita pena e saudades...

Joaninha disse...

Eu já tinha notado.
Falo do desaparecimento acelerado de blogs bem giros que costumava visitar. E, o chato, é que sendo gente que gostava de ler aqui, não me serve de nada o FB porque não os conhecendo na vida real não posso ser «amiga» de facebook. E, para além disso, como todos vocês aqui dizem NÃO-É-A-MESMA-COISA!!!!
.............
Tenho muita pena da Padaria, assim como tive quando desapareceu o Histórias para Embrulhar Castanhas que sempre achei que era da mesma blogger. Era o estilo :)

meri disse...

Pois é, pois é! Por isso tenho resistido ao FB. Mesmo assim o blogue anda um pouco parado pois a temática é diferente e, por vários motivos, tenho trabalhado menos, ficando, por isso, com menos para mostrar :)
Mas continuo a ler os resistentes bloggers. Vê lá se continuas a dar luta!
xi-coração

Johnny disse...

:( Estou habituado ao Facebook. Isto quer dizer que me sinto também muito triste!

cereja disse...

Olha, mais 3 visitas!!!! Ena, ena!
Joaninha, tu és a minha alegria!!! :) Não existe leitora (com comentários, claro!!!) mais fiel. Eu sei que recebes no mail a nota de que entrou aqui um post porque activei essa coisa para os meus mais antigos, mas tu és impecável!
.....
E como eu, tens pena desta lenta extinção de alguns blogs habituais. Contudo alguns - como os irredutíveis gauleses - resistem! :D Quero acreditar que eu seja um deles!!!!!!!!!
Um abraço!

cereja disse...

Méri, tinha-te visitado esta manhã mas o meu comentário lá não entrou que aquilo é complicado, temos de estar registados... E agora entrou mas ficou com o meu nome antigo, o que não faz nenhum mal :)
.............
Eu sou ambivalente em relação ao FB.
Chateia-me esta 'concorrência' com os blogs, é verdade. Mas por outro lado há coisas muito boas. Imaginem que através dele reencontrei um amigo verdadeiro, que tinha perdido há quase 50 anos!!! Como ele não vivia em Portugal e eu mudei de apelido, só assim nos reencontramos! Foi uma grande alegria e ele já veio a Portugal para nos abraçarmos.
E outra vez, também vi que estava em Lisboa outro amigo que vive no norte e não via há uns 15 anos e ainda passámos uma manhã juntos! E ainda mais uma vez, andava há anos para fazer uma visita a uma amiga que actualmente está quase sempre no Algarve, e em-linha aqui no FB combinámos a visita minha e do meu filho e dias depois estava a bater-lhe à porta... Foram 3 situações muito boas desencadeadas pelo FB
..............
Agora é certo que também tem muitas coisas negativas, sobretudo a 'viciação' :)

meri disse...

Acabei de ver o teu comentário! Obrigada! Mas não é preciso registar. Só tens que escrever o e-mail (que só fica visivel para mim)o nome que quiseres e o website se tiveres: não aceita anónimos, nem sem e-mail. Mesmo assim tenho o wordpress "apanha" muitos, muitos spams...
Continua a aparecer :)

saltapocinhas disse...

(vou amuar, eu não recebo notificações...)

o facebook é um assassino, mas não vai durar muito tempo, acho eu. Um dia os blogs voltarão a reinar!
pessoalmente não gosto de escrever lá porque tudo desaparece num instante...
o meu blog é (era) uma espécie de diário e vai continuar a ser, espero eu!

cereja disse...

Penso nisso muitas vezes, Saltapocinhas, o que irrita no FB é ser completamente vertiginoso, A coisa fica escrita às 10 h, nos minutos seguintes podemos ter uma dúzia de comentários e opiniões que fazem muita vista, mas meia-hora depois o nosso triste testozinho foi para as catacumbas e nunca mais ninguém o
vê...