quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O sabão azul-e-branco


Digo aqui frequentemente que não sou saudosista.
E não sou. Gosto imenso do progresso a quem devemos imensas coisas fabulosas que nos permitem viver bem melhor do que os nossos pais e avós. Viva o progresso!
Mas é claro que também há umas esquisitices daquilo que se pode chamar 'super-progresso' que nos enviam logo para as garras do consumismo. E isso é muito evidente no caso de produtos de limpeza e higiene. Entrar-se num super (ou mesmo mini) mercado e olhar para a secção de produtos de limpeza é de deixar qualquer um cheio de dúvidas tal a variedade de marcas e especialidades para tudo o que se pode pensar e imaginar...
Bem, se voltar anos atrás, recordo que para as limpezas se usava um pano de pó, uma vassoura e um pano de limpar o chão no dia a dia, e uma escova dura para lavar o chão de madeira que era raspado e encerado de vez em quando. Os vidros lavavam-se com água e sabão e limpavam-se com um paninho limpo, aos móveis limpava-se o pó e de vez em quando enceravam-se, os sofás escovavam-se com uma escova, e os tapetes batiam-se. Quanto à roupa fazia-se uma barrela, uma grande panela que se punha ao lume com água e sabão e quando estava bem quente deitava-se no tanque por cima da roupa. Ah, também se usava lixívia, é verdade.
Ou seja, para limpar usava-se a nossa força, água, sabão, panos e escovas. Claro que estamos muito melhor! O benefício do aspirador é indiscutível. E muitos produtos de limpeza são de facto eficientes, cheiram bem, não estragam as mãos. BOA! Hoje a nossa máquina de lavar roupa tem cinquenta mil programas e existem detergentes especiais para tudo, roupa assim, assado, cozido e frito. 
Mas eu andava aborrecida porque ou a minha máquina estava velha e cansada, ou os detergentes faziam birra, mas punha a roupa a lavar e ficava com nódoas na mesma. Experimentei diversas marcas, produtos para nódoas famosos, variei os programas da máquina, e a coisa continuava mal.
Em conversa com uma amiga, ela aconselhou-me: "Não mudes de detergente, faz assim: antes de pores a roupa a lavar esfrega cada nódoa com sabão azul e branco" Olhei-a de lado. Estaria a gozar comigo?...
Experimentei. E não é que resultou?! O velhinho sabão azul-e-branco ganhou aos produtos xptl, caríssimos, sofisticados, com lindas embalagens.
E é barato.
Fácil e não custa nada. :D

Pé-de-cereja 

7 comentários:

meri disse...

e nos quintais havia um sítio com uma erva manhosa (ou não...) onde se punha a roupa a corar (branquear expondo ao sol - Priberam)

fj disse...

Curiosa e boa a noticia fj

cereja disse...

Era mesmo, Méri! E a minha avó punha umas pedrinhas de anil na última água em que se passava a roupa branca para ficar mais branca, vagamente azulada!
E estava a pensar nesses tempos do post-guerra o absurdo que seria "comprar" esfregões como hoje [e a quantidade de várias marcas e feitios de esfregões!] nessa altura eram restos de tecidos velhos que serviam de esfregões - não se comprava.

cereja disse...

Mas olha que é verdade, FJ.
Claro que para nódoas de fatos se usava a benzina, por exemplo, mas já experimentei e uma nódoa de uma toalha, por exemplo, o tal sabão azul e branco funciona mesmo!

saltapocinhas disse...

o sabão azul e branco nunca falta cá em casa, mas uso-o apenas para lavar as mãos.
vou experimentar a tua dica na próxima nódoa!!

cereja disse...

Olá Saltapocinhas!
Como afinal desinfecta, se na tua casa lavam as mãos com ele ficam impecáveis. Apesar de saber que isso ainda prefiro o sabonete, é mais macio... Mas quanto às nódoas, funciona sim. Claro que sempre há umas mais renitentes... :D

Anónimo disse...

Your meanѕ of explainіng evеrything
in this article is in fact pleaѕant, all can without ԁіfficulty know it,
Thanks а lοt.

My blog post skybookmarks.com