terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Manteiga 'magra'?...nã, nã!



Era eu pequenina, no post-guerra, e tudo se aproveitava. Não se ouvia tanto a palavra poupar mas sim aproveitar, não desperdiçar nadinha, que ‘desperdiçar’ era então o maior dos pecados e nada se deitava fóra. Tudo se aproveitava, dos papeis velhos para  dar brilho aos vidros ou acender a braseira, às guitas dos embrulhos com que se faziam pegas para a cozinha em crochet, das cascas da fruta fazia-se geleia, e a louça rachada levava uns ‘gatos’ para ainda servir na cozinha… Hoje chamam-lhe reciclagem.
E recordo a minha avó mostrar-me como se fazia manteiga. Tinha numa tigela as natas que tinha guardado das que tinham ficado no passador do leite e começou a batê-las com energia. À mão é claro, que não havia nada eléctrico na cozinha para além da lâmpada da luz! Ao fim de um bom bocado mostrou-me um líquido aguado – era o soro – e umas bolinhas amarelas, a manteiga! Juntou as bolinhas todas, deitou-lhe uma pedrinha de sal, e barrou uma fatia de pão para o meu lanche. Fiquei maravilhada, e é uma imagem que ainda recordo. A manteiga fazia-se assim!
……………..

Desde há uns tempos que se costuma ver nos balcões dos supermercados, para além de manteiga com sal, sem sal ou de meio-sal, uma manteiga light ou ‘magra’.  Aceito a existência de produtos leves, com menos gordura do que o habitual. Parece que andamos a comer gordura, sal e açúcar a mais e uns anjos da guarda desde que paguemos fornecem-nos a solução - esses tais produtos sem açúcar, sem gordura, etc. Mas estranhei que um produto que é há milhares de anos conhecido e utilizado por ser uma gordura agora o não fosse. Então o que é aquilo, para que serve? Andava intrigada, mas obedientemente comprava dessa manteiga que devia ser melhor.
Ora acontece que entretanto reparei, entre diversa informação, nesta nota: "Aviso: este produto não é indicado para fritar". Fiquei perplexa, então agora não se pode fritar um alimento numa gordura? Que estranho... Mas, como faço muito poucos fritos e nunca em manteiga que é coisa cara, não pensei mais nisso. Até que este fim de semana apeteceram-me uns ovos mexidos, e deitei uma colher de manteiga na frigideira. Surpresa! 'Aquilo' não derreteu como eu esperava, ficou lá um creme amarelo com uma consistência esquisita e os ovos não ficaram com o sabor que esperava. Ooooh! Fui então ler as letras pequeninas. Há lá imensas coisas, até aromas e corantes (?). E a gordura parece ser apenas 39%, quando na verdadeira manteiga  é suposto serem uns 80%. Dúvida: então, o que são os outros  41%  que estão a encher aquela embalagem?? 
Que raio andamos nós a comer?!


Pé-de-Cereja

4 comentários:

meri disse...

Eu própria cheguei a fazer manteiga, a partir de leite vindo diretamente da vaca, que era fervido e tinha que levantar 3 vezes! E nesse tempo nem luz elétrica havia...

(nunca compro produtos light e quejandos, mas isso sou eu que sou muito desconfiada) :)))))
[até fui ver ao dicionário se ainda havia a palavra quejando]

cereja disse...

A imagem que descrevi aqui foi exactamente como me recordava, Méri. Talvez me sinta piegas com a idade, mas aquele quadro marcou-me e a manteiga para mim tem grande dignidade e pureza, é um alimento puro porque confirmei que vem directamente do leite. Pessoalmente nunca fiz. as a lista de aditivos e coisas e coisinhas que lhe meterem para a melhorar cada vez me deixa mais desconfiada. É light? E é preciso ser? A minha desconfiança que também tenho desses produtos 'melhorados' aconselha-me a comer antes dos naturais em pequenas doses...Tenho-me dado bem.

Joaninha disse...

Olá!
Estive aí uma semana sem cá vir e encontro 2 posts!... Calculo que fiques um tanto desanimada por não teres tantos comentários como antes mas é a crise da rarefacção dos posts :) :) :) E aqui apareceu a Méri amiga das antigas, que eu quase conheço (falta a outra Mary que nunca mais apareceu)
..............
Essa da manteiga não tinha reparado, mas estou como vocês, raramente compro dessas coisas lights. Desconfio do que lhes enfiam - e por aquilo que descreves, desconfio bem! - e passo bem sem elas.
E tenho de acrescentar que, como sempre, gosto imenso de quando te metes a recordar os velhos tempos. Memórias excelentes, emiéle.

cereja disse...

Olá Joaninha!
Eu sei que és das mais fieis :D Aliás já percebi que lá por não deixarem aqui sinal, tenho várias amigas que me visitam pé ante pé... Só sei que vieram cá porque me dizem ás vezes "como disseste no blog" o que me deixa com cara de parva.
Sabes que eu só reparei na manteiga por um mero acaso. Até porque de uma forma geral os produtos lights são mais caros e, quanto mais não fosse, nem os compro por isso! Costumo comprar uma manteiga dos Açores que é bem boa!