terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Segurança(s)



Parece que hoje "é dia de"  (os antigos 'santos' foram substituídos por noções mais abstractas mas assim como para cada dia havia um santo,  nós hoje temos dias-de ) ou da... Internet Segura. Muito bem.Toda a gente aprova mesmo os vigaristas, porque se não se acreditasse que a net era segura eles não tinham clientes a quem vigarizar...
Mas como aprecio tudo o que tem a ver com palavras achei graça à noção de 'seguro' e à questão de segurança. Sobretudo visto com os olhos das crianças, clientes importantes desta operação.
É que isto de seguro... O que quer dizer? ( para além de ser o apelido do pastel que é o senhor que lidera o PS)
A verdade é que a palavra tem muitas leituras. Para nós, adultos e preocupados com alguns valores,  quando se pensa internet segura  pensa-se em 'sem perigo', 'privado', 'particular', 'confidencial', etc. Mensagens dirigidas a alguém em particular e a essa pessoa. O conceito é abstracto. Mas, para uma criança, que pensa que a net está dentro do computador, isso quer dizer não estragar o computado É que acontece! (eu que o diga, ao longo dos anos já estraguei pelo menos 2 por terem caído ao chão!!!) E, não é fácil explicar a uma criança que a net não vai cair ao chão, nem se parte em pedacinhos...
Há uns largos anos, colaborei numa espécie de mesa redonda sobre crianças e pediram-me para falar sobre "segurança". Como sempre gostei de ouvir a opinião delas, fui-lhes perguntar «O que é a Segurança?» e recebi respostas fabulosas. Por um lado a maioria achava que "segurança" eram aqueles senhores grandes e fardados que estavam à porta dos Centros Comerciais, ou das lojas importantes. Mas também podia ser um cinto que tinha esse nome, sabe-se lá porquê. E ficar em cima do tapete da banheira, para não partir a cabeça. E não mexer nas ferramentas do pai para não apanhar com o martelo no dedo. E estar de guarda, se for polícia ver o ladrão vir, e no hospital para nenhum doente fugir. (adorei esta!) E segurança é por uma coisinha de ferro à frente da lareira, para não saltarem brasas. E prenderem os maus e soltarem os bons.
Etc, etc, etc...
Ou seja, há muitas seguranças afinal.
Uma palpável, materializável, vista pelos olhos infantis. Aquela que lhes diz que a net não é segura se a estragarem.
E quem nos diz a nós que não é isso mesmo??? 



Pé-de-cereja

 

2 comentários:

saltapocinhas disse...

uau!
primeiras!

se queres ter definições espetaculares, basta perguntares coisas às crianças!
eu passo a vida a dizer que vou apontar algumas, depois não o faço...
se o fizesse, teria uma coleçao invejável de definições!

cereja disse...

Concordo inteiramente contigo, Saltapocinhas. Se ouvirmos bem o que diz uma criança, ouvir sem preconceitos, o mundo fica giríssimo e com mil novas cores.
Sempre adorei isso, e na minha vida profissional usei muito esse truque, quando ainda não era costume (hoje faz-se mais...)
Imagino que tu tenhas uma magnífica colecção!!!! regista, faz lá o favor
!