quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Desabafo rabugento

Já me explicaram.
Já me explicaram muito bem explicado e muitas vezes.
Eu quero aceitar as explicações. Palavra que quero, mas contudo alguma coisa me soa a falso.
Mas vou começar pelo princípio, o que é sempre bom para a gente se entender. Talvez por ser, por feitio, muito 'diurna' gosto muito de luz. Gosto das manhãs, até gosto de acordar cedo (imaginem!) e sempre preferi o dia à noite. Portanto, à noite desde sempre gostei de boa iluminação, é o meu conforto... Na casa dos meus pais e mais tarde na minha, sempre houve bastantes candeeiros e com boas lâmpadas. Lâmpada decente tinha de ter umas 100 velas.
Desde há uns anos deu-se uma revolução mansa. As antigas lâmpadas, as incandescentes, foram diabolizadas. São más para o ambiente e gastam muita electricidade. [só um aparte: tanta coisa que também faz mal, como os sprays por exemplo e não estão proibidos nem para lá se caminha e isso é coisa que tem fácil alternativa, mas o lobby é outro] Como disse, não discuto essa informação. Mas...
Mas a alternativa que nos impingem não me convence. As lâmpadas até podem gastar menos e durarem mais mas a verdade é que são caríssimas! E isso de durarem mais, cof... cof... é uma ideia que também é discutível. Elas também se gastam e se uma se parte, o que acontece é claro, lá vão 10 € ao ar!
Mas nem é isso que causa a minha rabujice. Queixo-me de que a luz que dão é péssima! Pé-ssi-ma! E precisa-se de saber bem se a luz é branca ou amarela, porque a branca é sinistra, e depois a potência é um mistério... Antigamente sabia bem o que eram 75 velas, 60 velas, 100 velas mas não consigo atinar com os w: o que são 11W? Ou 15w? Ou 23w? Corresponde a quê na iluminação antiga?  Sei que agora há fluorescentes compactas e de halogénio, julgo eu. Huuummm... Não gosto de nenhumas. Compro uma que me disseram ser boa, espero meia hora que aquilo 'aqueça' e depois... continuo a ver poucochinho. É que além do mais, iluminam mal. Isso é um facto, e não me provaram ainda o contrário.
Consomem pouco? Pois, mas também iluminam tão pouco... Se, antigamente, em vez de uma lâmpada de 100 velas usasse uma de 15 velas também devia gastar menos.
Está bem, acredito que se "lhe der tempo" a luz fica mais forte. E quando vou à casa de banho  por cinco minutos? Se calhar vale mais nem abrir a luz, assim nem gasto o interruptor.
Mas o complicado é que o lobby é tão forte que não temos escolha. Ou temos destas, ou nenhumas. 
Como e calo.


Pé-de-Cereja 
 

5 comentários:

saltapocinhas disse...

ahahah! aqui somos o oposto: sou coruja, gosto da noite e de lusco-fusco (até adoro esta palavra e até a ensinei à minha neta).
nas lâmpadas, estou como tu: não entendo nada e há tempos comprei uma muito barata que acabou por ir lá para fora porque dava uma luz boa para fantasmas.
e são caríssimas e estranhas e lentas...

cereja disse...

Olá saltapocinhas!
Eu sei que sou um tanto anormal :D
Digo mesmo que não conheço mais ninguém que goste tanto da madrugada como eu, mas à noite sou um tanto conhecida como gata borralheira
Ainda bem que não estou sozinha neste desapontamento das lâmpadas fantasmagóricas...

Joaninha disse...

Tu eras muito certinha, parecias um relógio todas as manhãs. E a gente habituou-se, caraças! Quando abria o pc todas as manhãs, ia ver o que tinhas escrito no blog, era um ritual :) :) :)
Agora é uma confusão! Escreves a qualquer hora e acabo por perde o ritmo!
.................
Pronto! Já rabujei também :)

Joaninha disse...

E depois do protesto vem o comentário:
Que se gaste menos energia acho muito bem. devemos poupar por nós e pelo planeta.
Contudo tens alguma razão, parecem especialmente assanhados com as lâmpadas, que nem me parece que seja o pior. E os ares condicionados? e os milhares (acho que são mesmo milhares) de aparelhos que estamos sempre a usar "porque sim" sem necessidade especial... Ou se corta como deve ser ou acho que esta coisa das lâmpadas é porque alguém tem lucro chorudo.

cereja disse...

É isso, Joaninha.
«É isso» quanto aos 2 comentários eheheh!!! Realmente ando desorganizada :D