terça-feira, 5 de março de 2013

O mercado do desemprego

Quem está "de fóra" pode sentir preocupação, incómodo, respeito, indignação, mas serão sempre emoções externas por assim dizer. Bem, vou refazer a frase no passado - quem estava "de fóra" podia sentir preocupação, etc. 
Falo do desemprego. Um acidente (?) de que ainda há muito poucos anos se falava de longe, aquela situação grave que-acontecia-aos-outros, que se estudava em sociologia ou em ciências políticas, com a atitude com que um europeu com as suas quatro refeições asseguradas olhava para uma criança do Biafra. Uma pena imensa, mas o nosso mundo era outro.
Hoje, se não somos nós próprios que estamos desempregados ou em risco de o ficar, temos alguém muito próximo - possivelmente filhos - que o está a sofrer. Não é uma imagem, um estudo de jornal,é a nossa vida a nossa vida real.
O D.N. publicou na segunda feira uma reportagem, ou artigo, excelente  da Fernanda Câncio. O PDF não dá para o abrir com facilidade e não consegui um link, mas se tiverem paciência para esperar uns minutos que abra, aconselho a ler o que está lá escrito. Começa dizendo "Se for atraído para uma entrevista de emprego e acabarem por tentar vender-lhe um serviço ou exigirem-lhe dinheiro para trabalhar, está perante uma venda agressiva, uma burla, ou empreendorismo no seu esplendor?Porque, custa acreditar, mas isto acontece cada vez mais! A justificar os conselhos anti-burla que a jornalista lá oferece
a) se lhe pedirem dinheiro, desconfie muito 
b) se lhe parecer bom demais para ser verdade, é porque é 
c) pesquise sempre primeiro
O que ali se conta é verdade mesmo que custe a acreditar. Eu conheço casos. É a burla mais nojenta e descarada que se concebe, idêntica para mim a roubar velhinhos indefesos, porque é aproveitar-se do desespero alheio em benefício próprio. 
Costumo ser considerada tolerante e "boazinha" mas para estes abutres gostaria de ver aplicada a pena máxima possível - muitos e muitos anos de cadeia. São assassinos. Nojentos, repugnantes  assassinos!



mais uma nota - não sendo burla, é também enganador, os vários anúncios que aparecem, que numa leitura ligeira parece serem de trabalho, mas o que 'oferecem' é formação. E essa formação (que frequentemente não vai dar acesso a nada)  é paga e bem paga. Uma miragem para quem está desempregado, é claro.  "Ah, se calhar, com esta formação vou conseguir qualquer coisa... " Quem está a conseguir qualquer coisa é quem vende a dita formação...

 Pé-de-Cereja

6 comentários:

cereja disse...

Uma historieta para ilustrar o que disse:
O meu filho recebeu um aviso do seu Centro de Emprego para ir a uma determinada entrevista (com a nota de que se faltasse sem uma justificação o seu nome seria logo apagado, o que fazia sentido) Claro que foi, embora com o mais completa desconfiança. Eu que precisava de ir para os mesmos lados, acompanhei-o. Saímos com mais de uma hora de antecedência mas a meio do caminho sob uma chuva torrencial tivemos de apanhar um táxi porque o autocarro vinha com um atraso inacreditável e ele não chegaria a horas – uma despesa parva. O ‘escritório’ tinha um ar degradado e húmido e foi recebido por 2 jovenzinhas simpáticas e bem treinadas. Estavam lá mais 3 rapazes, jovens de cor com ar atarantado e inseguro, tal e qual como o meu filho. Saiu ao fim de meia hora, tendo preenchido um papel que lhe oferecia formação em hotelaria, e em mais uma ou duas áreas cuja formação ele já tem. Era essa a oferta que o C.E.F.P. lhe oferecia… Hotelaria, tem saída hoje em dia???

José Palmeiro disse...

Estes são daquela casta que comem a cereja e o pé, cuidado portanto.
Não há comentário possível antes aquela indignação a subir, sim a subir, cada vez mais até ao dia em que rebentará, como, não sei, mas será violento, disso não tenho dúvida uma vez que o elástico está de tal forma esticado que, quando partir, aleijará.

Joaninha disse...

Realmente o link leva imenso tempo a abrir... Mas vale a pena que é muito interessante. Vou ver se acho o jornal de ontem para ver melhor.
..........
O teu 'comentário' quase do tamanho do post, explica em parte o que escreveste. É que está com um toque mais pessoal do que costumas :)
Dá que pensar. Concordo com a imagem dos abutres. Pìor, porque os abutres afinal alimentam-se do que já morreu e estes ajudam à morte!

cereja disse...

José Palmeiro, comem realmente tudo como os vampiros! Falei em abutres por ser a imagem de quem se alimenta da desgraça... Repugnante! Vigarizar quem está por baixo é nojento!
Comem a cereja com o caroço e o pé!! Um mundo cão!

cereja disse...

Joaninha: se eu tivesse assinatura do jornal devia poder deixar o link, mas a verdade é que 'neste momento do campeonato' como se diz, não vou gastar mais um cêntimo que não seja indispensável :D Paciência. E o link até abre, temos é de ter paciência...
Tens razão, costumo levar as coisas para o humor, e rir um pouco mesmo quando é um riso um tanto amarelo, mas como confessei tinha ainda muito fresco a tal «formação» que foi oferecida ontem, assim como conheço pelo menos um jovem que tem respondido a esses tais pseudo-anúncios para caçar dinheiro.

FJ disse...

Por acaso tinha já apanhado uns ecos. Muito importante e um sucesso de visualizações fj