segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Eu não acredito no fong soi..


...mas que há qualquer coisa, há!
A minha ignorância é grande, e ouvi pela primeira vez falar nessa coisa do fong soi  (ou Feng Shui ou 風水 ou 'água e vento' mais à portuguesa) quando há anos estive em Macau. Hummmmm.... Gabo-me de ter um espírito aberto, mas a coisa cheirava-me tanto a superstição que só me interessou numa perspectiva sócio-cultural. Digamos que se estava na China teria de 'pensar chinês' e não recusar nada por princípio, mas o meu pensamento lógico e racional recusava a ideia quase sem a observar de perto. Porque carga de água a posição fosse do que fosse teria qualquer importância, sem ser a estética?
O tempo passou e raramente me lembro dessas noções que continuo a desconhecer em pormenor. Mas...
E cá vem a história das bruxas.
A minha razão ri-se de eu me sentir bem em certos sítios e mal noutros sem o menor motivo!  Pois é. Não é lógico, não será racional, mas acontece e acho que quanto mais velha estou mais intensa tenho essa impressão que agora me está a acontecer muito. Claro que todos muitos de nós conhecemos a sensação de haver  sítios onde "estamos bem" e sítios onde "estamos mal".  A relutância (ou ao contrário o anseio) de mudar de casa. Há locais lindos que 'não nos dizem nada' e outros, sem nada de especial, mas que nos encantam sem sabermos bem porquê. É, aquilo do fong soi afinal deve existir!
E penso nisso ultimamente várias vezes a propósito de algumas lojas em  franchising ou apingosdoces, lids, minispreços, que se instalam nos nossos bairros.  É estranhíssimporque o modelo onde se baseiam é igual, mesmo que o director de loja ou lá como se chama seja diferente, mas há umas onde me sinto bem e outras, da mesma cadeia, onde evito entrar!  Tenho um minipreço mesmo ao virar da esquina que me devia dar muito jeito. Ná! Impossível, detesto aquilo. Fizerem obras, mudou a chefia, mas deve ser do fong soi. Até posso ir a outro da mesma cadeia, mais longe, mas naquele não entro, aquilo repele-me. 
Haverá outra explicação sem ser esta, oriental?
Aceito críticas mas... lá que que se passa algo, passa-se!



Pé-de-cereja

7 comentários:

Johnny disse...

Também concordo muito. :)

cereja disse...

Não é, Johnny? :D
A gente nem sabe porque é, mas existem sítios que nos dão paz, que nos trazem boa disposição, nem se sabe bem porquê... Claro que vulgarmente racionalizamos, e 'explicamos' essa sensação por isto ou por aquilo, mas a verdade é que muitas vezes não tem qualquer explicação racional... É porque sim!

Joaninha disse...

Mau!
Então acreditas ou não acreditas???!!!
:)))))))

saltapocinhas disse...

eu não gosto de nenhum lidl... e gosto pouco de todos os supermercados, mas há realmente locias onde nos sentimos bem e outros em que nem por isso. será dessa coisa??

cereja disse...

Então não está claro? Sim e não :)))
.................
O que quis dizer é que racionalmente acho que não pode ser, mas emocionalmente aceito...

cereja disse...

Ai, ai.... deixei a minha resposta à Joaninha pendurada aqui (julguei que tinha entrado!) durante horas.
Agora vejo que entretanto chegou a Saltapocinhas e eu não tinha visto é claro, não estava em casa :D
..............
Olha amiga, quando estou na minha casinha de mais-ou-menos-aldeia também aprecio muito as compras no comércio local. Mas o certo é que os supermercados vendem as coisas mais em conta e isso pesa num orçamento, por isso citei o caso verdadeiro de 2 ou 3 da mesma cadeia com 'simpatias' diferentes.
Contudo o sentirmo-nos bem ou mal pode ser em qualquer casa ou local. Escrevi isto meio a brincar, mas...

Anónimo disse...

Ηello There. Ι ԁіscoνeгеԁ
уouг blog using msn. Thаt іѕ a very neatly ωrіtten агticle.

I wіll mаke surе to bооκmark it and гeturn to leагn more of yоur
useful іnfo. Thank you foг the poѕt. I will definitеly сοmеback.
Also visit my website :: v2 cigs reviews