quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O 'consumidor' e o 'pagador'


Sabemos que a concorrência pode ter vantagens para quem pode escolher. Vemos isso todos os dias e, recentemente, tenho prestado particular atenção à área da comunicação – estou a pensar nas empresas que gerem a fala: telefones, telemóveis, televisão e até fornecem internet.
É um facto notório que assim que uma das duas maiores dessa área dá um bom-bom ao consumidor, pouco tempo depois a outra vem oferecer outro bom-bom com um sabor bastante parecido ou melhorado.
Uma delas começou por permitir ao espectador de tv parar o programa que está a ver quando lhe apetece. A outra vem logo a seguir permitir parar e ainda voltar atrás. Mas se esta segunda deixa voltar atrás, então a primeira vai permitir gravar o programa! Ah, é? Então além de gravar, vai poder gravar os que já passaram! E por aí fóra, cada uma a dizer “e eu também! e eu também!”.
Aliás com os telefones fixos é o mesmo. Vivi há 20 anos numa terra onde não se pagavam as chamadas locais. Quando voltei para Portugal e contava isso, era muito invejada. “Mas que sorte!” – diziam-me “isso é que era bom!” Com sabemos, hoje é um pacote que quase todas as operadoras oferecem, banalizou-se. E com os telemóveis a coisa é a mesma. Pacotes especiais, onde se fala as vezes que se quiser se for para a mesma operadora, sms grátis, e agora já se promete um tarifário único onde se paga o mesmo para todas as redes. A oferta é de uma operadora, mas aposto que em pouco tempo as outras vão descobrir algo para cobrir esta parada. Porque a competição manda!
Tudo isto parece excelente. E é, mas vamos olhar para a TV. 
Nós, aqui no rectângulo, temos 4 tvs em canal aberto. E, sem a cabo, a recepção é medíocre para não dizer má. Ou seja, o consumidor é 'obrigado' a assinar um pacote da cabo. Estou a exagerar, sei que ainda há muita gente que a não tem mas o certo é que somos empurrados para isso. E enchem-nos o olho com uns maravilhosos pacotes de dezenas e dezenas de canais! Ena, ena! É só escolher e com um clic no comando temos acesso a uma quantidade fabulosa de canais. E quais são os que se vêem em cada casa? Se for uma dúzia já é muito. Como ter um guarda-fato cheiínho de vestidos de baile, saris, capulanas, quando precisamos e usamos apenas meia dúzia de vestidos práticos para o nosso dia a dia. O resto só enche espaço.
Mas o verdadeiramente irritante, é encontrar nesses tais canais pagos, a repetição ad nauseam de séries ou filmes já vistos. Nos últimos tempos a coisa tem batido todos os records. Vejo o episódio de uma série, que é repetido horas depois, que é repetido na manhã do dia seguinte, e que é ainda repetido depois em horário nobre - a seguir ao jantar. Livra!!! E nos fins-de-semana tem de se gramar uma temporada inteira com 10 episódios seguidos da mesma série? 
Ná! A falta de respeito é tão grande que isto não vai continuar com certeza. Por mim há muitos dias em que nem abro a tv. Era bom que se sentisse na publicidade que é só onde lhes dói



Pé-de-Cereja 

4 comentários:

Joaninha disse...

Poizé!!!
E sempre alegretes, a pensar que estamos cheios de sorte - tanta coisa "de graça"!
Aliás as tais chamadas gratis dos tlm sempre lhes achei muita graça! Acho que tu própria já aqui escreveste uma vez. É que o que acontece é que a gente paga à cabeça!!! Fazemos um carregamento de dinheiro e DEPOIS DISSO podemos falar. Como é que é de graça?...
E essa coisa dos canais é outra dessas cenouras em frente do focinho do burro. Tenho quase a certeza que 90% dos espectadores (ou mais) vê 2 ou 3 dos nacionais e uns 4 ou 5 dos outros. Se só pagasse aquilo que vê era fabuloso!

Mary disse...

Olá!!!
Hoje passei por aqui e venho deixar de minha justiça :)))
"É assim" :) Cá em casa vê-se a RTP1 e 2, a SIC notícias e às vezes a RTP memória. E vemos o Hollywood, o AXN, o FOX, mais o F-Life e o F-crime, TV5, e Mezzo.
Ou seja 10 canais!!!!!!!!!
Teoricamente podemos ver 200!

Joaninha disse...

Eu também, Mary, eu também!!!
Devemos propor esse "pacote" lá à MEO ou ZON.

cereja disse...

Olá Mary e Joaninha!
Foi isso que me levou a escrever. Mas também a vigarice dos AXNs FOXs Hollywood e esses todos de andarem a repetir os mesmíssimos programas e em dias tão chegados! Fico furiosa!