domingo, 13 de janeiro de 2013

A inversão da importância relativa



É conhecido. 
E é normal, tenho de concordar. Os nossos interesses e preocupações distribuem-se por um leque vasto. Não é apenas o que interessa e preocupa algumas pessoas não ter qualquer interesse para outras como, o que acontece muito felizmente, os nossos próprios interesses abrangerem de uma forma geral um arco muito grande - nós interessamo-nos pela crise energética, ou económica, pela fome, guerra, doenças sem cura, mas também pela moda do uso do chapéu, por um programa da tv, por um disparate de uma borboleta social (acho mais graça a este nome do que social-light) E ainda bem. 
Mas às vezes há exageros.
Ultimamente tenho passado muito mais tempo nas redes sociais do que aqui na blogosfera. Já falei aqui nos motivos e não os vou repetir. E, por lá, usa-se e abusa-se dos temas levezinhos. Está bem. É normal. Não se podia suportar bater apenas na tecla da crise, das brutais dificuldades porque estamos a passar, nas perspectivas sombrias, nos erros das escolhas dos governantes. Portanto vamos falando também noutros assuntos, que podem ter algum interesse até para desanuviar.
Mas...
Mas valha-me a nossa-senhora-do-bom-senso! É difícil acreditar os milhares de comentários que aparecem nessas redes sociais, e transbordo dos temas para o ecrã da tv, sobre a entrevista da Pepa e da sua malinha, o cão que mordeu a criança, o retrato de Kate  Middleton, para além do CR7 e do Mourinho, e ainda o que fazem dizem ou pensam, cançonetistas, actores, ou senhores que por algum motivo se acham importantes.
Claro que não tenho nada com isso. Cada um come do que gosta como se costuma dizer, e quanto aos temas muito populares, eu também colaborei e disse aqui ou ali da minha justiça. Mea culpa, portanto. Se eu o fiz e represento, se calhar, a minha classe socio-cultural é de esperar que mais 50.000 pessoas o façam também. O curioso é a proporção do interesse sobre esses temas em contraste com outros mais "sérios" e sobretudo a repercussão que têm nos media! Isto é normal?
Se calhar é.
Mas apetece-me deixar por aqui a minha estranheza.


  Pé-de-cereja  

9 comentários:

meri disse...

Normal, acho que não é! mas isto sou eu a dizer... confesso que essas redes sociais não me atraem, mantenho-me fiel aos blogues (e blogueiros/as) que vão sobrevivendo, como tu :)

cereja disse...

Ai, Méri mas que rápida que foste!!!!! (Olá, amiga, Bom Dia!!!) Eu escrevi isto mas deixei uns retoques agora, mais questão de gramática do que outra coisa :)
É tão bom encontramo-nos por aqui!
Confesso que uma das causas de escrever menos, muito, muito menos, é a ideia de que por aqui ninguém me visita. Mas esta tua aparição deu-me outro fôlego - vou passar a dizer mais vezes da minha justiça:))

José Palmeiro disse...

O meu Bom Dia às duas!!!

Méri, faz tempo que não tinha o prazer de te ler, fez-me bem, podes crer.
Pé-de-cereja, nem sei que te diga. Ando a sentir que aqui, ainda se vai respirando outro ar e gostei muito de voltar aqui a casa.
Grande abraço, às duas!!!

cereja disse...

Olá amigo da Sesta ;)
Estás como eu, não é? Vamo-nos vendo pelo facebook, e a preguiça de abrir o blog (um nadinha mais difícil) faz com que se passe muito menos por aqui. Mas, sou sincera, até o facto de saber que o que escrevo aqui fica mais privado, ajuda. Claro que como deixo a referência lá no FB quem quiser, como o caso da minha amiga Lucília Guterres, vem aqui e lê. Depois comenta-se no fb :)))) Complicado, mas funciona.
A Méri é um caso como tu, nunca nos encontrámos ao vivo mas é uma Amiga.

Mar disse...

Estou como tu, passando os poucos momentos livres no Facecoiso e o blog...hibernado.
mas confesso que me falta por vezes o que aqui tinhamos, posts longos, conversas bem mais profundas. O face permite o mesmo que esta sociedade de consumo nos faculta: acesso a muita coisa, muita escolha, muita informação de forma rápida mas lá está, pouca capacidade de aprofundar tudo o que gostariamos.

Mar disse...

(e nao me lembro se já sabia que este era teu....xiii, tou cheia de alzheimer..) :-)

cereja disse...

A-poi-a-díssi-mo, querida Mar. Não posso estar mais de acordo!!! É isso que penso, muita informação, tudo muito rápido, e sem se poder parar uns minutos para pensar e reflectir. Mas se calhar os blogs «já eram». O teu Ponto ainda está mais ao ralenti que este meu... :)
Mas tens razão quanto aos meus blogs aquele de que até te tinha dado a chave da porta (a password) porque me ajudaste a montar já nem sei o quê, acho que era o Pópulo. Este fiz tudo sozinha...

cereja disse...

Só mais uma coisa, que deu-me para o saudosismo:
Tenho amigas bloggers do norte ao sul, imagine-se!!!
A Méri está no Porto.
A Saltapocinhas, em Aveiro.
A Mar em Beja.
A Inês (Teatcher) em Faro.
............
Quatro amigas, a quem nunca vi!!!!


Ah, e ainda falta o Zé Palmeiro, da Sesta, nos Açores!!!!

saltapocinhas disse...

também estranho todos os dias, que algumas "notícias" de revistas cor de rosa apareçam nos jornais de horário nobre da tv!