sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Guerra do Alecrim e Mangerona

Esta é a importantíssima questão da água: devem os senhores deputados beber água da torneira ou engarrafada????
Nos últimos dias, os blogs, os facesbooks, os twitters, enfim tudo o que é rede social têm chamado a atenção para uma história que só não é fait-divert porque... afinal se passa na nossa Assembleia da República. É que a «Assembleia da República conclui que lavar o rabo com água Evian fica mais barato do que usar papel higiénico» Ah, não, não é isto, esta é uma notícia do Inimigo Público, que conta coisas que não aconteceram, mas podiam ter acontecido.
 Pois. A história verdadeira  é simples e cómica: Após um estudo (que esta magna questão exige um estudo!) o nosso parlamento concluiu beber água da torneira sai 30 vezes mais cara do que água engarrafada portanto vai continuar a fornecer garrafinhas durante as reuniões das comissões.  As contas que fizeram implicam a compra dos jarros, 100 jarros que iam custar 1300 euros (e pelos vistos não era um despesa de uma única vez, estavam-se sempre a renovar) e a lavagem dos ditos jarros coisa também cara em detergente etc, e tal, e em ordenados para os lavadores dos jarros que perdem nessa tarefa muitas horas de trabalho.
Eu nesta coisa sou parcial porque não sou grande apreciadora de água e sempre bebi e bebo a água que a companhia me fornece. Lembro-me de quando era criança na minha casa se ferver a água que depois de fervida se guardava num jarro para o consumo. Isso antes de existirem as análises regulares à água canalizada que as ligas de defesa do consumidor garantem ser boa. Portanto nunca aderi ao hábito (respeitável, porque não) de se andar munido com uma garrafinha particular, e em público só se consumir engarrafada.
Isto sou eu. Não obrigo ninguém a pensar assim, mesmo que ache um gasto desnecessário para quem muitas vezes tem de cortar noutras coisas que lhe dão conforto e prazer.
Mas esta questão, que é afinal uma birra partidária – foi um partido que fez a proposta e só por isso a proposta tem de ser chumbada – é característica do tempo e dinheiro que se perde a resolver coisitas de lana caprina. O que nos interessa o que bebem e como bebem os deputados quando estão reunidos?!  Se isso é  caro talvez o sistema daquelas garrafões grandes onde se vai encher o copo que muitas empresas e consultórios têm…  Ou porque não vai cada um encher o seu próprio copinho antes da reunião? Ou ainda, se não querem, porque não trazem no bolso a garrafinha particular com a marca de água que mais gostam?

 E porque anda o parlamento a perder tempo e dinheiro com questões destas???!!!



Pé-de-Cereja

2 comentários:

saltapocinhas disse...

só ouvi essa notícia hoje e fiquei pasmada! do que essa gente se lembra! E parece que até arranjaram uma comissão para estudar o assunto!

eu bebo sempre água da torneira. tenho a certeza de que é mais barata, sem precisar de consultar nenhuma comissão.

burros!

Joaninha disse...

A Saltapocinhas já aqui deixou o testemunho. 100% de acordo.
Quando li o Cerejas no sábado, quis dizer de minha justiça mas o comentário não entrou.