segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

De volta ao Cerejas

Há uns anos, quando me iniciei nesta coisa dos blogs, adorava escrever aqui, sentia que era um modo perfeito quase perfeito de comunicar e, nessa época, pensava e dizia que ‘tudo dava um post’. 
Assim era. 
Escrevia imenso nessa altura, no mínimo 3 ou 4 vezes por dia, tudo era motivo para um post. Desde os casos graves e sérios que enchem as manchetes dos diários e de que todos falam, a uma reflexão mais pessoal, ao fait divers mais corriqueiro, via tudo em meu redor com o formato característico do post, prontinho para clicar em «publicar» e pronto! Claro está que esta grande actividade tinha um prémio. Eu tinha e ainda tenho, creio, a sorte de ter um grupinho de pessoas que eram «assinantes» diários daquilo que me passava pela cabeça escrever. E isso é um magnífico reforço positivo, evidentemente. 
Por outro lado, se era verdade que era (e sou!) completamente ignorante das técnicas informáticas, escrever num blog era bem mais difícil nessa altura porque tinha de conhecer muito mais códigos era tudo feito à mão, os links, a publicação das imagens, a palavra riscada. E essa dificuldade, os desafios como se gosta de dizer hoje, eram muito estimulantes, porque quando resolvia uma dificuldade e aprendia como se fazia cada coisa, ficava satisfeitíssima comigo mesma! Foi uma época inesquecível.
Mas actualmente o pobre Cerejinhas tem um rival de peso chamado facebook. Um irmão mais novo, com o que isso tem de bom e mau. O facebook faz mais gracinhas, tal como os irmãos mais novos: É de escrita muito simples. É muito mais fácil comentar lá (ou nem mesmo comentar mas só mostrar que se leu para o que chega clicar num like). Quase nem tem códigos. E há o sentimento forte de se fazer parte de uma grande comunidade. 
Por isso tenho balançado. Continuo a gostar muito do meu blogzinho, o meu primeiro amor, o tal filho mais velho. Aqui sinto a estabilidade, o outro mano é muito mais volúvel, dois dias depois já nem se sabe onde está o que escrevemos! E aqui tenho um círculo de amigos mais seleccionado. Mas… o outro é tão fácil! 
E pronto. Neste balançar tenho abandonado o Cerejas, o que me dá muito remorso. Volto humildemente e prometendo a mim mesma manter alguma assiduidade. 
Até amanhã!

Pé-de-Cereja

12 comentários:

Joaninha disse...

Assim é que é!
Eu sou das visitantes constantes, não é? Desde sempre!!!!!!

Zorro disse...

Bem vinda, Cereja!

Anónimo disse...

Tem graça termos entrado todos ao mesmo tempo.
Já em tempos um engraçadinho nos chamou os 3 da vida airada (cocó, reineta e facada...) mas é verdade que a Joaninha, e Zorro e eu temos acompanhado a velha Emiele desde o Afixe quando escrevias para caraças!
........
Força, mulher!
Realmente aqui é muito diferente do fb. Mais reservado, mais cozy...
Cá eu gosto!

José Palmeiro disse...

Antes de tudo o resto deixem-me abraçar estes meus amigos aqui dos blogs, a Joaninha, o Zorro e o King e aproveitar para dizer ao King que não é "reineta" coisa que nas maçãs se diz e escreve, apesar do acordo, "raineta" mas, "RANHETA" de ranho, aquel muco viscoso que se desprendia do nariz dos meninos do meu tempo.
Agora, voltar a dizer ao "Pé-de-Cereja, quanto gostei que não tirasse os hifens como manda o tal acordo, e que escrevesse como escreveu. Quanto ao blogs, comigo passa-se o mesmo e nem sei o que fazer, nas vezes em que a vontade me chega e logo desaparece pelo imediatismo do face mas lá que é mais aliciante, disso não duvido e dpois este exército de colaboradores é estimulante. Eles sõa os principais perdedores e nós também como é evidente!
Um grande abraço para ti e para os que te apoiam deste que continua, "na sesta", a dormir!!!

if disse...

O facebook faz mais gracinhas, pois faz :)
por isso não o largamos, vê-se toda a gente, tanta gente que a gente perde as coisas... é tudo a correr, pela rama numa velocidade que chega a enjoar.
Então blogar é mais sereno. Mar tranquilo, vagaroso. Ao lado direito as portas dos blogamigos e não há nada melhor do que ver-te lá e cá :)
Eu bem suspiro que Navegar é preciso aqui e lá, estou é mais lá como o José Palmeiro...

cereja disse...

Ena, ena! Tantos amigos!!!!
Desta vez vou responder a a um! :)
Merecem!
Portanto é assim:
Joaninha, és uma querida!realmente tens-me acompanhado desde sempre que me lembre... sabe bem esta 'lealdade' :D

cereja disse...

Um abraço, Zorro
Também me acompanhas desde sei quando! :D

cereja disse...

King amigão!
Realmente são mesmo os 3. Mas tu e o Zorro são um nadinha (só um nadinha...) mesmo constantes do que a velha Joaninha. Lá de vez em quando devo marcar falta!
E sinto como tu, aqui estamos mais «aconchegados», ehehehe!!!

cereja disse...

Zé Palmeiro, que bom ter-te aqui!
Realmente já nem sei bem quando é que começámos a visitar os blogs um do outro. E tínhamos a Isabel como amiga comum (o que ainda se dá)
Quanto ao acordo, pfff.... é para o lado que durmo melhor! Desde que não me marquem erro, continuo a escrever com ifens, maiúsculas nos meses do ano e dias, etc, etc. Quero lá saber!
....
Realmente sinto-me com mais vontade de voltar aqui. E a verdade é que nos últimos tempos nem aqui nem do fb! Também tenho tido outras (grandes) preocupações, mas há uma certa moleza...
Vamos ver se volto em força!

cereja disse...

Querida Inês minha madrinha aqui, como blogger solitária... (que aquilo de blog colectivo é mesmo muito diferente)
Disseste de um modo muito bonito o que eu sinto também. O que acho do fb é que é muito a correr. às vezes quero dizer qualquer coisa e já não encontro a entrada que quero! E muita gente!
Aqui estou mais sossegada, assim tipo «em família».
É que estes velhos amigos são a familia blogosférica. :)

José Palmeiro disse...

Deixei-te uma proposta no Face.
Abre e vê o teu mural!!!

cereja disse...

Eu vi, Zé Palmeiro. Já tinha visto antes de vir agora aqui. Respondi lá :)
Já agora, quanto ao 'reineta' do King ou 'ranheta' sabes que eu também costumo dizer reineta. Quando era miúda achava que vinha de reinar, era um folgazão...Se calhar tem a ver com o sítio onde crescemos, talvez ele seja meu vizinho :) :) :)