sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reflexões sobre a Lei de Godwin, ou quando se perde a razão

No que toca a «leis» de conceitos sociais sou muito ignorante. Claro que conheço a Lei de Murphy porque infelizmente anda sempre presente nas nossas vidas, mas poucas mais.
E descobri recentemente (há mesmo muito pouco tempo, que ignorante sou!) uma destas leis que já tem mais de 20 anos – a Lei de Godwin. Não a conhecia mas fiquei seduzida porque é muito verdadeira. Diz assim: "À medida que uma discussão na Usenet cresce, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Hitler ou o nazismo aproxima-se dos 100%."*
Eu acho que, se essa percentagem é assim tão elevada quando usamos a net, até em discussões mais directas e pessoais, tal acontece com demasiada frequência. É uma pena.
Há poucos dias, numa conversa no facebook, um participante meu amigo-fb, pessoa que apesar de não conhecer tenho em conta de inteligente, educado e sabendo comunicar, referia-se, em relação a uma nota minha, sobre o momento que se vive como «fascismo». E ficou um tanto irritado, quando eu e outra ‘amiga’ acudimos estranhando o termo. É que – valha-nos Deus! – fascismo é outra coisa….
E isto acontece muito.
os idiotas que negam quem negue o holocausto com o argumento (?) de que noutros sítios também se mata muita gente. Há quem, no calor da discussão, considere que toda e qualquer ditadura é igual porque não apenas os fins não justificam os meios (certo, na minha opinião) mas os meios são mais importantes do que os fins! Nivela-se a torto e a direito pela mesma medida.
Neste triste espectáculo que tem sido a actual campanha eleitoral, os representantes de um dos partidos tem chamado ao líder do outro, Hitler, Saddam, Drácula. O que raio resulta desse circo? Esse disparate serve para quê?
Às tantas começo a suspeitar que por detrás dessa violência verbal descabida existe uma completa ausência de ideias e de propostas. Vai-se dizendo que «o outro» é o Diabo, e entretanto não há nenhuma sugestão de como sair do inferno.


* para quem seja como eu e não conheça algumas destas nomenclaturas, a usenet é a net dos fóruns, de grupos de discussão, das opiniões 'retransmitidas através de uma extensa rede de servidores interligados'.




Pé-de-Cereja


Para sorrir:
encontrei este Bartoon no Público:

4 comentários:

cereja disse...

Olhem bem, acabei de ler:
Mourinho comparado a Hitler
Soma e segue!!!

sem-nick disse...

Não conhecia a "Lei" (também não sou muito versado nestas coisas da net)mas como dizes é muito oportuna.
parece haver a moda de usar a imagem do Hitler como um demónio, mas por mim não concordo nada!

sem-nick disse...

Olha, era para deixar um exemplo, mas cliquei e isto entrou logo. O exemplo de que nestas coisas do holocausto vale tudo, até o mau gosto de
férias num campo de concentração
Acreditam?????

sem-nick disse...

Bolas, não entrou bem, mas está aqui:
ser um prisioneiro nazi por 44 euros