quinta-feira, 5 de maio de 2011

Calma!

Tem corrido aí pela net, e sobretudo no Facebook, uma notícia trazida pelos meios de comunicação: o tecto das reformas na Suíça. Muitos batem apressadamente palmas.
Ora esta notícia tem que se lhe diga e deve ser “desmontada”. Por um lado fala-se em euros quando a Suíça não aderiu ao euro, portanto imagino que se fez uma conversão, devem ser os francos correspondentes, ou... nem pensaram nisso e ao referir euros estão a falar na moeda suíça.

A notícia é esta:








Ora bem. Parece que na Suíça não há salário mínimo nacional. Mas numa rápida pesquisa feita na net, pude concluir que menos de 2.000 € já é raríssimo receber-se e é até considerado insuficiente para se viver com condições.
O que nos dá este facto estranhíssimo: o tecto máximo de reforma será inferior ao correspondente SMN!?....
Nem 8 nem 80. É claro que é completamente idiota a declaração do Leite Campos, 







sobre os 5.000 € e os 1.000 €, que tanto nos fez falar e indignar.
Mas aqui caímos do 80 para o 8.
Acontece que sei que há países com excelente nível de vida (estou a pensar na Dinamarca) onde ou se vai juntando para a reforma durante a vida activa, ou quando lá se chega o reformado tem um grande queda no seu estilo de vida. Não podem manter a casa onde viviam, por exemplo. É claro que os apoios à 3ª idade são magníficos, as residências para idosos excelentes, mas... Não estou a pensar num idoso de 80 anos, mas num reformado de 65, que se sinta bem. Se pudesse escolher, creio que preferia ficar na casa onde há tantos anos vive.
Voltando ao início, a notícia deve ser bem analisada antes de ser dada como modelo.
Podemos andar indignados com as nossas (deles!) reformas de luxo - eu sou das primeiras a sentir-me escandalizada - mas a solução não pode ser nivelar deste modo. Não se pode dar a um reformado uma reforma de valor abaixo do mínimo nacional desse país.
Aqui há qualquer engano, só pode ser.


Pé-de-Cereja

5 comentários:

cereja disse...

Deixo aqui nos comentários uma chamada de atenção para a Saltapocinhas quando diz: Eu tenho uma teoria que, aposto, ia mudar a situação em Portugal (se não a económica, pelo menos a anímica melhorava), que era que os jornais se calassem durante 1 ano.
Porque há muito jornalismo feita à pressa que não beneficia nada a verdadeira informação.

Mary disse...

Há decerto contas mal feitas, por aí.
Tal como dizes, se fosse transposto para cá era como se o valor máximo das pensões de reforma não pudesse ultrapassar OS 400 € (????!!!!)

Alex disse...

Oh pá...
Não estou "lixada" contigo porque não mereces e seria preciso algo muito grave para tal me ocorrer mas...
Ouve lá, então tu (re)abres um blog e não me dizes nada?
Senti-me como se lesse num qualquer jornal algo assim: « Pierce Brosnan diz a fulana-de-tal que ela é o amor da sua vida», e eu pensava - Olha, ele anda a trair-me com outra e eu sei pelo jornal...

O que tem de comum? Eu digo-te.
Percebi, com alguma lentidão, acrescente-se, que tens um blog pelo "Facebook". Pode? Oh pá...
Que diabo, minha, isto não se faz à família!

Fiquei contente, a sério, já não era sem tempo, por razões de vária ordem. Fico feliz.
Força!
Beijos.

cereja disse...

Olá Alex!
Sabes que isto da minha vida é um tanto como um carrossel, daqueles michurucas, que para além de andarem para cima e para baixo quando lhes dá na mona param e 'prontus'!
De facto não te tenho visto nem falado e tenho de te 'actualizar'... Tenho algumas novidades.
Bj

sem-nick disse...

Realmente não faz muito sentido, não.
Como dizes parece mesmo «nivelar por baixo». Eu imagino que isso sejam as 'reformas obrigatórias' digamos assim, mas a população em geral tem reformas de outro tipo. É que 1700 euros, nem cá era grande coisa, quanto mais na Suíça!
Aliás se o tal mínimo nacional são cerca de 2000 € nemé preciso fazer grandes contas.