terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bens essenciais


Os 4 elementos básicos eram para os antigos o Ar, a Terra, o Fogo e a Água. Sem eles não haveria vida na terra. Mas depois vem a realidade: a terra é essencial, mas pertence só a uns que fazem que outros a  trabalhem. Se por Fogo se entende o sol, esse parece que 'nasce para todos', mas se fogo for aquecimento, combustível, também nem todos têm direito a ele. E quanto ao Ar, ainda o respiramos livremente mas se o quisermos não poluído temos de escolher bem onde podemos viver...

Em relação à Água, ela é livre no mar e rios, ou nas fontes naturais. E a da chuva, claro. Contudo se a quisermos receber em casa, temos de a pagar e bem cara muitas vezes (pelo que sei os preços variam imenso conforme os municípios) 
Daí o meu grande espanto quando percebi que até há pouco na Irlanda a água era gratuita! Era mesmo, a que era distribuída, não estamos a falar da água da chuva nem a que se ia buscar ao fontanário!!! Ou seja, é possível. Afinal a coisa só se tornou notícia quando começaram a instalar contadores nas casas, com grande indignação dos seus habitantes; decisão, como já se calcula, da troika que manda em tudo e adora decidir como é que cada um vai pagar as suas contas...
Mas isto faz pensar. Ou seja, há países onde ter água canalizada em casa faz parte do direito do cidadão.
Fantástico.





   
Não é uma utopia, afinal basta tomar as decisões certas. Mas sem sem troikas, ou então podemos chegar ao extremo de ela, a Água,  poder ser privatizada não é? De um extremo ao outro. 
De um bem tão essencial ao bem estar de um cidadão que nem se deve pagar por ele, a um luxo que nem sequer pertence ao estado.
Pois é.

Cereja

3 comentários:

JVG disse...

A obrigatoriedade do pagamento da água não foi imposta pela Troika mas é-lhe anterior (10 anoos?)

cereja disse...

No link por onde me guiei, dizem que começou a ser negociado em 2010 mas levou 4 anos a ser aplicada. O que bate certo com a notícia que é de 2014. Contudo, o que lá dizem é que «O acordo da Irlanda com o Troika sobre a cobrança de uso da água estava prevista para o começo do ano que vem, mas o plano precisou ser revisto e foi adiado por cerca de dez meses já que nem todas as casas do país terão medidores de água»

cereja disse...

.... mas não conheço a Irlanda. Só me guiei por estas notícias