sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

E os caixotes do lixo....?


Fomos informados relembrados de que as taxas sobre os famigerados sacos vão começar muito em breve. Depois de amanhã, para ser exacta. E algumas questões continuam a não ser respondidas.
Certo, de início a má reacção geral foi por haver uma informação insuficiente. Não é coisa evidente para qualquer um, num mundo onde o plástico é dominante, a artilharia apontada apenas aos sacos quando tudo o que nos chega às mãos vem embalado em plástico. Neste momento já muita gente entendeu (por muita gente, entenda-se eu) que há um plástico particularmente maléfico para a natureza que é o 'plástico leve'. O tal que tem uma espessura igual ou inferior a 50 microns. Já sei, agora.
Mas como tenho um espírito implicante, penso "se faz mal, se é mau, então porque raio o fabricam?" Para mim a taxa não devia ser para o utilizador e sim para o fabricante. Mal comparado é como castigar o consumidor de droga e deixar o dealer à vontade. Se é mau para o ambiente, então não fabriquem essa porcaria!!!
Bem, agora dizem que o mal é serem usados e deitados fóra. Se foram usados mais vezes já não faz mal. Hmmmm... Como é? Ou faz mal ou não faz mal. Isso de fazer um poucochinho de mal, não me agrada.
Depois, como dona de casa poupadinha, tenho uma questão: como, desde que eles existem, os tenho utilizado para o meu caixote do lixo, como faço agora? Resposta: existem uns, também de plástico mas menos 'leve' que se vendem para o efeito. Pois, eu sei. Custam apenas 10 vezes mais do que estes 'leves' que até hoje íamos comprando para trazer as nossas compras. 
Somos massacrados com conselhos para poupar nos nossos gastos e agora, quer queiramos quer não, vamos pagar mais para... poder deitar o lixo fóra?!



Cereja

Sem comentários: