sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A diferença

Cai bem.
Quando o «frei Tomás» faz aquilo que prega, quem o ouve presta-lhe mais atenção. Podem dizer tudo o que quiserem, que seguem conselhos de assessores de imagem, que é um modo de chamar a atenção, mais isto, mais aquilo. Não interessa nada! Parece coerente, e é coerente!

O actual governo grego atirou ao ar várias convenções. Os estereótipos habituais que de tão repetidos passam a ser «verdade»-  os povos do sul são preguiçosos; os povos de sul são cerimoniosos; os povos do sul gostam de estadão; os povos do sul complicam tudo e são burocratas.
OK. Este governo toma posse no dia seguinte às eleições com os ministérios completos (em cerimónia simples, laica, sem representação da igreja como era norma)  com bastante menos ministérios do que os seus antecessores! Durante os primeiros dias quer o Primeiro Ministro quer o Ministro das Finanças, visitaram os principais países europeus para apresentar as suas propostas económicas. E simultâneamente  recontracta funcionários públicos, as taxas de saúde são abolidas, suspendeu as privatizações, subiu o salário mínimo nacional, Para preguiçosos, não está mal...
Quanto ao gosto pelo estadão, para além do já famoso 'dress code' alterado - ausência de gravata, e blusões em vez do fatinho completo - sabe-se que viajam de avião em classe económica, vende os carros de luxo dos antigos governantes, e os ministros usam os seus carros particulares, táxis ou motos.
É diferente, sim. E, como se vê não são apenas os governos nórdicos que sabem ser simples, e negar-se aos luxos. Era um estereótipo, sim!
E, por fim, que bem que sabe ver aqueles sorrisos. Sabemos que tudo pode correr mal, que estão a lutar contra gigantes, mas estes dias já ninguém os tira.






Cereja

4 comentários:

saltapocinhas disse...

Falta o mais importante: são giros!

méri disse...

Cai mesmo muito bem!

snowgaze disse...

Estou com a saltapocinhas, têm muito bom ar estes moços! ;)
(e coragem, e são trabalhadores)

cereja disse...

Ena, 3 visitas, das minhas mais simpáticas. Queridas Saltapocinhas, e Snowgaze, velhas colegas da blogosfera, li aí a semana passada no twitter «Varoufakis está sempre tão à vontade e bem vestido de forma casual que faz a pessoa do lado parecer um palerma». O que partilhei logo porque achei muita graça. Tem mesmo um charme especial.
E o sorriso aberto do Skipras também sabe bem.
Querida Méri, também colega e amiga, tenho acendido uma velinha para que estes Davids acertem no Golias. Oxalá.