quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ir ao médico

Acho graça às pessoas (e são bastantes) que declaram «Não gosto de médicos!». É um pouco como dizer «Não gosto de bombeiros!». Pois eu cá, declaro que aquilo de que não gosto mesmo nada é de me sentir doente, assim como não gostaria também nada que a minha casa ardesse...
Atenção! Eu percebo que o que querem dizer não é exactamente que preferem a doença ao médico (!?) e sim que preferem curar-se sozinhos, ou seja, que consideram saberem o suficiente para afinar o seu corpo sem ninguém a ajudar. E, parte desse sentimento pode estar certo, como está bem familiarizado com as reacções do seu organismo sabe que se fizer A habitualmente a resposta é B... ou C. Muito bem. Nada a opor. (Salvo se por acaso se esqueceu de que tomou ou comeu algo que anula o efeito previsto, o que acontece por vezes aos entusiastas da 'medicina natural') 
Por outro lado é verdade que existem pessoas, hipocondríacas, que até imaginam coisas e sintomas graves, recorrendo persistentemente a médicos sem nenhum sucesso porque não vêm confirmados os seus medos. Mas esses, afinal, também não gostam lá muito de médicos porque acham que eles próprios são melhores do que os «verdadeiros»
No outro lado estão os que têm uma espécie de "pensamento mágico" e consideram que só estão mesmo doentes se um especialista o disser, portanto se ninguém confirmar é porque estão saudáveis. E há mais gente assim do que se pensa à primeira vista.
No meu caso, detesto estar doente e gosto imenso de um bom médico. Ontem relembrei a sensação do que é ser ouvida com atenção e empatia, e experiência de ser submetida a um exame sério levando em conta os pontos que me preocupavam, o adiar o diagnóstico por pouco tempo até alguns exames complementares esclarecerem as dúvidas, a força de um aperto de mão final que dizia "estou do seu lado, vamos confirmar e tratar, vai ficar boa". Simples.


(Claro que todas estas minhas reflexões não fazem sentido perante a actual desintegração do SNS, de momento procurar um médico já só faz sentido para quem possa pagar um seguro de saúde. Tudo aquilo que escrevi é, para muita gente e em muitos casos. apenas teoria...)


Cereja



2 comentários:

saltapocinhas disse...

eu estou aí no grupo de "detesto médicos". Eu sei que são bons e isso tudo, mas não gosto de ir ao médico. Para to demonstrar, digo-te que tenho ali umas análises que fiz em dezembro e eram para mostrar ao médico em janeiro. Aposto que estás a pensar "pronto, não é assim um atraso tão grande..."
Mas eu digo-te que é: eram realmente para mostrar em janeiro... de 2014!
(vergonha)

cereja disse...

Oh Sal-ta-po-ci-nhas!!!
Não é por nada, mas aposto que ele vai mandar fazer outras...
De qualquer modo, o que dizes entra noutra categoria, porque deves ter ido lá na visita de rotina. É sensato. Exactamente como ir periodicamente ao dentista, coisa de que eu também não «gosto» nada, e nem sempre faço porque não-gosto-de-dentistas :)))
Do que eu aqui falava é de quem não se sente bem, e até se queixa disso, mas não vai ao médico não por falta de dinheiro (também é importante) mas porque não gosta. Por vezes quando vai é muito pior!