sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Inocência perdida?


Quem tem acompanhado crianças ao longo da vida tem de notar como, inevitavelmente, elas são o espelho da sociedade em que são criadas. Aliás, qualquer um de nós recorda ainda como via o mundo quando tinha 5 anos, mais ou menos. como eram os adultos aos nossos olhos. Que modelos tínhamos e que resposta se dava à velha pergunta o-que-queres-ser-quando-fores-grande.  
Quando eu era criança as respostas eram bastante mais influenciadas pelo género do que hoje em dia, havia mais do que hoje o desejo de menina e o de menino, os rapazes podiam querer ser bombeiros, marinheiros ou aviadores que as fardas enchiam o olho, as raparigas sonhavam ser bailarinas, cantoras, professoras, enfermeiras. E um desejo para os rapazes perdurou até agora - jogador de futebol! Nessa altura era sobretudo o prestígio mas a pouco e pouco associou-se à ideia de que também se ganha muito dinheiro! Nada contra. Anos mais tarde apareceram os astronauta, cantores de bandas, etc, etc. Mas ontem li para aí uma resposta que me deixou completamente de boca aberta. Dizia uma criança em relação ao seu futuro que «quer ir para a faculdade, tirar um curso e chegar a agente das estrelas do futebol.»  Assim. Sic! (fiz copy/past do que estava escrito)

Já não é o sonho que tem sido transversal a algumas gerações de ser "estrela de futebol", não, o que este miúdo diz é que quer ser agente. Valha-me São... Ups! São quê? Que santo me/os pode proteger? Bem, a profissão é honesta, tem uma associação e tudo, mas...

A mim faz-me confusão os brutais lucros que estes senhores conseguem obter. Que um jogador de primeiro plano ganhe balúrdios, é impressionante mas enfim... É um artista, digamos assim, dá prazer a muita gente, faz o que só ele sabe fazer e ainda por cima exerce uma profissão de desgaste rápido que dura um quarto do tempo de qualquer outra. Agora o «agente» não serve para nada a não ser negociar contractos, só ganha principescamente? a vida porque os outros trabalham, um empresário de jogador é um intermediário que pode acumular dezenas de 'clientes' ganhando uma bruta percentagem. 

E esta criança tem como fito na vida ser... agente?! Ir para a faculdade, estudar muito, para ser agente?
De facto o mundo da minha infância não tem nada, mas mesmo nada a ver com o actual.


Cereja

3 comentários:

cereja disse...

Venho aqui como porque queria deixar o que é mesmo um «comentário». A impressão que me fez o desejo deste menino é como se uma criança que gostasse de casas dissesse que quando fosse grande não queria ter uma casa bonita, ou ser arquitecta, queria ser agente imobiliária... !

cereja disse...

Olhem só, aqui:

http://www.publico.pt/desporto/noticia/empresa-brasileira-abre-negocio-das-transferencias-de-futebolistas-aos-adeptos-1673910

Anónimo disse...

Àhahah!! Muito bem visto essa do agente imobiliario :-)