terça-feira, 3 de junho de 2014

Sacos, saquinhos, saquetas, qual a diferença afinal?... ;)

Mais um post para a categoria das embirrações.
Concordo, tenho de concordar, que toda a gente deve colaborar para conservar este mundo mais limpo, menos poluído, coisa que infelizmente não está a acontecer. Uma prática de cidadania, de educação cívica, é muito descurada, acontecendo muitas vezes que cada um pensa no que é mais fácil para si, sem medir consequências.
Mas.
Mas, se parte grande parte da responsabilidade desta situação é dos cidadãos anónimos, parece-me errado esquecer o papel das grandes empresas em determinadas situações. E cá volto eu à questão dos famigerados sacos dos supermercados, porque dia sim, dia sim, recebo um fw a ralhar comigo a propósito deste tema.
Os sacos de plástico não se degradam e poluem o ambiente de um modo grave. Toda a gente sabe isso, e quem o não sabia já percebeu quando chega à caixa do supermercado e além das compras paga o saco onde as mete. Note-se que quem decidiu que os clientes levassem as suas compras em sacos de plástico foi o próprio supermercado que os mandou fazer não foi uma ideia que partisse do clientes, nem oferecem alternativas como sacos de papel ou de pano...
Mas se o «saco  de compras» ainda pode ser evitado e cada cliente transportar consigo sempre uma alcofa pessoal, não evita que quase tudo o que lá compra venha envolto em plástico!!! Se precisa de legumes ou fruta, tem de os meter em sacos de plástico para serem pesados e levarem a etiqueta com o código; no balcão do talho, da peixaria, da charcutaria dão-lhe os produtos em sacos de plástico; o pão já está ensacado em saco de plástico;  e 80% dos produtos embalados são-no em plástico - os sacos em que vem o arroz, o esparguete, os congelados, são de plástico. E o plástico dos iogurtes, das garrafas de óleo, dos detergentes, não polui?
Ou seja, este problema, que o é, parece-me a mim que deve ser sobretudo reencaminhado para as empresas de embalagens. Desafiá-las a inventarem uma solução. Porque a verdade é que o uso do saco de plástico é muito recente, na minha infância e juventude isto não existia e sempre se fizeram compras. A 'culpa' não pode ser do cliente, só do cliente. Por mais informado que ele esteja não pode fazer tudo. As empresas, sobretudo as de embalagens, poderão perder algum lucro mas devem também trabalhar para o meio ambiente.
Vão-me convencer que a «culpa» é dos sacos que os clientes levam no final? E que muitas até vezes são utilizados como sacos do lixo? Náááá!!!

Ou há moralidade ou a culpa é de todos que a diferença entre sacos de plástico não é nenhuma...





Cereja

4 comentários:

snowgaze disse...

E também há coisas que vêm embaladas em plásticos enormes, extra, completamente desnecessário. Um exemplo, uma pequena memória USB (pen) costuma vir embalada em plástico difícil de abrir e muitas vezes maior que o próprio produto. E artigos de papelaria, canetas, lápis, afias, que vêm enfiados nestes plásticos horríveis, porquê?

Anónimo disse...

Aprovo completamente. Há inúmeros produtos que têm até duas embalagens, uma a cobrir a outra!
Mas não nos enganemos: a responsabilização do consumidor faz parte do sistema de produção capitalista. A máquina de produção, inclusive de embalagens, não pode parar para não colapsar o sistema, como estamos a ver na crise actual, mas a atribuição de responsabilidade recai no fim da cadeia, porque assim se mantém o status quo e o consumidor lá fica com mais esse encargo.
E outra coisa: o pagamento dos sacos de plástico não evita o seu consumo, embora o possa diminuir. Mas ninguém se importa, curiosamente, com os sacos do lixo, que são de plástico, mas agora são pagos pelo consumidor que deixou de ter sacos de supermercado onde deitava o lixo. POrtanto, o consumo pode até não ter diminuido mas cada qual fez o seu papel para ficar tudo na mesma.
Maria Pérez

cereja disse...

Olá, Snowgase!
É mesmo isso. (não sei se agora estás em Portugal, mas esta questão não é só nossa...)
Há embalagens absurdamente grandes para o produto, com um gasto exagerado de plástico...Estamos sempre a ver isso. Aliás como lembrou a outra comentadora, por vezes até vêm em 2 embalagens!!! Isso devia ser racionalizado... E a «culpa» não é do consumidor. :)

cereja disse...

Boa tarde, Maria Perez , obrigada pela visita. :)
Tem absolutamente razão, bem vistas as coisas se calhar com esta medida tão severa em relação apenas aos sacos de saída do supers, não se deve ter ganho lá grande coisa na globalidade!
E as firmas de produção de embalagens têm de ter os seus lucros... Muito bom o seu comentário.