segunda-feira, 24 de março de 2014

Aves: pássaros e passarinhos urbanos...

Gosto de pássaros. Costumo brincar dizendo que numa anterior encarnação (ou futura, sei lá como essas coisas funcionam!) devo ter tido asas. A ser animal, escolhia de certeza ser ave. Mas que voasse, claro, ser de capoeira não apreciava nada, e aliás por sentir essa identificação não era capaz de ter um numa gaiola.
Mas por outro lado a minha ignorância é assustadora. Deve ter sido inventada para mim o tal resumo de "pássaros, passarinhos, passarões, aves de rapina e mochos".
Desculpa/justificação: nasci e sempre quase sempre vivi em Lisboa.
Quem viva sempre em Lisboa, ou até nos arredores subúrbios onde se calhar até há mais cimento, não costuma ter uma cultura geral muito extensa neste campo específico.
Portanto, quanto a nomes, como citadina eu sei que há... pombos! Esses conheço-os muuuito bem. Demais, que já são uma praga.
Ah, claro, também há pardais.
Esperem... também conheço andorinhas! Em tempos até tive um ninho na minha varanda das traseiras.
E ainda, tenho reparado que agora também aparecem mais aqui pelo céu umas aves que conhecia de vista quando ia à praia - gaivotas.
Ena! Afinal conheço quatro espécies, quatro!
E já há uns tempos vi e sobretudo ouvi ao cair da noite, numas árvores na zona do Campo Pequeno uns bandos enormes, com centenas e centenas de passarinhos com um chilrear intenso, que não identifiquei porque pareciam pardais (os tais que eu conhecia de vista) mas não eram. Disseram-me que eram estorninhos. Boa! Já conheço cinco.
E agora tenho visto de vez em quando melros - que também sei conhecer por serem todos pretos com um bico muito amarelo.
Que cultura geral a dilatar-se, hein?!
.........
Estava toda contente com esta lista dos meus conhecimentos ao vivo, quando li que se conheciam, pelo menos 134 espécies de aves em Lisboa! Oooooh!
Só me faltam 128...


Mas a lista faz um bocado de batota. Hummm... Águias? Tirando a do Benfica, nunca vi cá nenhuma! E vejo gaivotas, mas ali falam em 10 qualidades, assim não vale! Gaivota é gaivota! Andorinhas dizem que há não sei quantas qualidades!!! E o Rabirruivo-preto e o Rabirruivo-de-testa-branca, mas alguém sabe o que é isso? E corujas, Coruja-das-Torres como no Harry Potter, Coruja-do-Mato, e Coruja-do-Nabal. Nunca vi uma coruja à saída do metro! Ná, esta lista dos 134 é intrujice.

As seis que eu conheço é que é, e mainada!
 E oiço cantar e tudo: 
Oiçam AQUI




 Cereja

4 comentários:

Joaninha disse...

Tiveste muita graça desta vez!
Mas olha as pessoas não se dividem só em campo e cidade, e há muitos miúdos do campo que também não identificam bem os pássaros que vêm (se é que vêm!)
Eu talvez reconheça mais do que seis, por exemplo as cegonhas que agora se vêm muito por exemplo no Alentejo onde passo, mas também não é assim muito, muito mais! Vou recapitular e já te digo. :)))

cereja disse...

Olha Joaninha eu, de nome também conheço um pouco mais. E as cegonhas são fáceis de reconhecer, mas parece-me que não as vejo na minha chaminé!!!
Claro que também conheço os canários e periquitos, mas porque os vejo na gaiola da minha vizinha!!! Isso não conta!!! :))))

cereja disse...

Ainda volto para dizer que nomes conheço mais!!! Olhem:
Pintassilgo
Cuco
Gaio
Carriça
Tordo

O pior é reconhecê-los se por acaso os visse!!! Como só aparecem ao longe (os de que falo aqui no post já são muito amigáveis e vêem-se a curta distância) sei lá se é uma carriça, se um cuco!!! Só se cantarem! :)))

saltapocinhas disse...

há 2 ou 3 dias escrevi algures que devo ter sido pássaro noutra encarnação porque adoro pássaros. sou capaz de ficar tempos infinitos a apreciar pássaros.
também não sei os nomes deles, salvo algumas exceções parecidas com as tuas. à volta de minha casa há imensas variedades de pássaros, mas é uma coisa recente: há uns anos atrás só havia pardais e andorinhas. agora há muitos e variados, embora não saiba os nomes deles. contento-me a vê-los e a ouvi-los cantar.
único senão: a doida da minha gata também adora passarinho... :(