quinta-feira, 13 de março de 2014

A tralha (?)

Das coisas que me causa admiração e - reconheço! - inveja, é ver em filmes e séries, uma personagem arrumar as suas coisas ao mudar de emprego. Uma ou, no máximo, duas caixas de cartão daquelas abertas por cima e com duas aberturas ao lado para se meter a mão. Despeja lá os seus pertences e ala que se faz tarde... Já está! Aos meus olhos aquilo é o conteúdo de uma gaveta mais a foto do namorado e às vezes um vasinho com uma planta pequenina... É tudo.
.............
Eu sempre que mudei é uma trabalheira. 
Ainda gostava de entender como acumulo tanta coisa. É verdade que alguns colegas gozavam comigo como sendo a Maria-Caracol porque andava com a casa atrás, mas quando precisavam sabiam que eu tinha fosse o que fosse que precisavam no momento, do comprimido à agulha e linha, ao pacote de açúcar, a um 'necessaire' de urgência. É o meu feitio.
Nos últimos dias mais uma vez tive de mudar de poiso. Achei que desta vez era um instantinho, afinal era uma sala que até tinha pouca coisa, uma secretária com gavetas quase vazias, uma estante com meia dúzia de coisitas que por mim até podiam ficar lá...
Pois!
Talvez ajude, se vos contar que trabalhei ali cerca de 20 anos, mas imaginem que ando já há uma semana a separar-aquilo-que-é-mesmo-para-deitar-fóra!!!! É claro que 90% das coisas deve ser mesmo para deitar fora, é claro. Há 20 anos usava-se material que hoje só terá valor para um museu, mas... aquilo é mesmo tralha? Daquela de ir para o lixo?
(* suspiro* )
Tem de ser, é claro. Não tenho espaço na minha casa, e é impossível levar para o meu novo local bem mais pequeno do que este. Mas, ai, ai, ai...
Que inveja tenho dos tais americanos das séries da tv que enfiam tudo o que precisam numa caixinha de cartão de 30/40 que levam com indiferença debaixo do braço. Como é que conseguem ?????


Cereja
nécessaire

"nécessaire", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/n%C3%A9cessaire [consultado em 13-03-2014].
nécessaire

"nécessaire", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/n%C3%A9cessaire [consultado em 13-03-2014].
nécessaire

"nécessaire", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/n%C3%A9cessaire [consultado em 13-03-2014].
nécessaire

"nécessaire", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/n%C3%A9cessaire [consultado em 13-03-2014].

2 comentários:

Pedro Tarquínio disse...

Material de há 20 anos com valor apenas para museu / tralha.

palpito k7 e não me ocorre mais nada que se usasse há 20 anos e não (eu) utilize ainda hoje.

De certeza que me estou a esquecer de uma panóplia de objectos.

cereja disse...

Querido e antigo "comentador", este foi um desabafo muito pessoal e falando de outras técnicas. Sou psicóloga e usava testes. Uma escala interessante até fiz parte do grupo de investigação que fez a sua aferição para Portugal!
Quase 80% dos testes que usava no início de carreira não fazem sentido hoje... :(