domingo, 26 de janeiro de 2014

O fantasma da ópera do facebook

Ando divertida com as discussões que a simples menção da palavra facebook levanta.
Oh céus!!! Até parece um assunto sério.
OK, valha a verdade a maior parte das pessoas com quem falo ou já nos cruzámos, ou ao ouvir 'facebook' sorri, pergunta se também usamos, com que nome, e acabamos a conversa com promessas  de "amizade" facebookeana. Normal. Sensato.
Depois temos os que adoram as redes sociais e à menção desta, tão popular, desatam a falar do que se vê, e o que soube , as pessoas com que fala, os conflitos que teve, a graça deste e daquele, parecendo que a sua vida se passa ali. E se calhar... Estão sempre a espreitar o tablette, o telemóvel, seja qual for a fonte de comunicação que mais usam, e muitas vezes confessam risonhos "Estou mesmo viciado!". É engraçado que actualmente já não são tanto os muito jovens, esses parece estarem a desinteressar-se e procurar outras redes, mas encontro cada vez mais pessoas já de meia idade muito 'apanhadas' .
E depois há outro grupo de pessoas - que não é tão pequeno como isso! -  que quanto ao facebook, não têm, não querem ter e têm raiva a quem tem, como se costuma dizer. Eu fico quase apalermada com a intensidade da resposta e o seu tom violento. Creio que se lhes perguntasse se eram viciados em drogas duras não teriam uma resposta mais indignada. Aquilo é um perigo horroroso. Contam logo de imediato milhares de histórias de pessoas cujos maiores segredos foram divulgados no fb, que se viram metidas em terríveis sarilhos, cuja vida íntima foi devassada ao pormenor, que se viram envolvidas numa teia tenebrosa por terem aderido a esse grande perigo. Que me desculpem mas em certos casos parece uma atitude delirante, uma espécie de paranóia. Não, não é dizer simplesmente "Ná, não me interessa, nessa coisa das redes sociais acabamos por dizer mais do que queremos. E não sinto necessidade, uso o email para os amigos" como algumas pessoas sensatas me respondem. Não, há quem enfie metaforicamente vários colares de alho e agarrem em estacas assim que ouvem mencionar facebook.
Eu mudo logo de conversa, um pouco assustada com a reacção.
Ainda ontem, em conversa com uma amiga, se falou de outra de quem vou sabendo notícias pelo facebook e despreocupada perguntei "Tu tens?" e ouvi em tom assustado "Eu? NÃO!!!!" e acrescentou  "de vez em quando recebo umas mensagens a perguntar 'queres ser minha amiga de facebook' e apago logo depressa" falando como se aquilo fosse um virus assustador. Ai, ai, ai que medo.....
Bem, é claro que através das redes sociais se pode saber muita coisa. Sobretudo se as formos lá contar...não é? Mas para mim tudo o que se faz pela net corre o risco de não ser privado! A net tem muitas vantagens mas será bom sabermos que existem ladrões hackers que podem bisbilhotar o que escrevemos. E não apenas no pobre do facebook!
Há técnicas para se descobrir tudo. Uma tarde destas recebi uma chamada de um escritório de advogados que nem conhecia, à procura de uma familiar minha. Eu de facto tinha o contacto dessa familiar, mas como raio tinham apanhado o meu telefone?? E me tinham encontrado a mim? São coisas... E olhem que a culpa não é do facebook.
Para mim aquilo é uma brincadeira, que uso moderadamente, e me mantém em contacto com pessoas que de outra forma há anos nem sabia delas. E só lá escrevo o que todos podem saber, mainada!


Cereja


4 comentários:

méri disse...

:)
Aderi muito tarde, só no ano passado.
A razão foi sempre não querer gastar/parder muito tempo e recear ficar viciada - sou um pouco dada a vícios... Realmente estou a gastar tempo a ver/encontrar coisas tão bonitas, na minha área que nunca encontraria de outro modo. Estou a tentar moderar o tempo que lá passo, pois, apesar de tudo, não quero negligenciar o blogue. Tu vais-me indicando o que vai saindo nos jornais e que vale a pena ler :)

sem-nick disse...

É alguma ingenuidade, sabes?
Afinal mensagens maldosas ou parvas até por sms aparecem,como nesta notícia se vê

http://www.ionline.pt/artigos/mundo/mentiras-circulam-espanha-atraves-servico-mensagens-telemovel

E a violação da privacidade, era bem bem que fosse apenas através do face!!!!

cereja disse...

Olá Méri!
Eu aderi há bastante mais tempo, atrás da Isabel (amiga e colega de blog) que achava aquilo muito prático para comunicar com muita gente ao mesmo tempo. Como escrevi, passo por ali moderadamente, um pouco de manhãzinha, e abro de vez em quando durante o dia para ficar a par de alguma novidade...
Mas escrevi isto por já ser frequente encontrar amigas e amigos que falam disto cheios de medo, o que me deixa admiradísssima... Digo sempre que só podem saber aquilo que eu lá escrevo ou ver as fotos que deixo lá ficar.

cereja disse...

Vejam aqui que mesmo os telemóveis podem ser "violados", isso vai muito para além das redes sociais!

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/aceder-aos-dados-do-seu-telemovel-pode-ser-mais-facil-do-que-julga-1621342