sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Comparando preços...

Se calhar isto chocou-me mais porque nunca tive o costume de beber água engarrafada. Quando eu era criança punha-se um jarro com água na mesa às refeições, jarro que costumava ficar guardado na cozinha porque era água fervida. Isso fazia-se lá na minha casa e creio que em muitas outras, ferver a água antes de a beber, mas tudo isto foi há anos, e anos, e anos... Porque com o decorrer do tempo a sua qualidade melhorou muito e, pelo menos em Lisboa, somos informados de que ela é boa e eu acredito. Portanto na minha casa não usamos água engarrafada e não fazia ideia do seu preço.
Claro que imaginava que seria mais cara do que a da EPAL claro, tinha de ser, mas... água é água.
Ontem ao embarcar para uma viagem de comboio de cerca de uma hora e lembrei-me que tinha de tomar um medicamento dentro de 30 minutos. A única hipótese era comprar uma garrafinha de água e tomar o comprimido pelo caminho, de modo que antes de subir para a carruagem voltei a um snack e comprei, para levar comigo, a garrafinha mais pequena que tivessem - afinal era só para beber 2 ou 3 goles...  E não era grande, 0,33 l, ou seja um terço de litro.
Dei um euro para pagar e recebi umas moedinhas de troco, o que me fez perguntar desconfiada, "quanto é?!" imaginando que houvesse engano mas o homem respondeu logo "setenta e cinco!" subentendia-se cêntimos, por enquanto.
Fiquei a remoer enquanto subia para o comboio.
Fazendo contas de cabeça, aquilo era o correspondente a 2,40 € o litro. Ora ainda na véspera eu tinha comprado leite no supermercado por menos de 60 cêntimos o litro, ou seja paguei por litro de água o correspondente a 4 litros de leite!!!! Ou, comparando com o vinho, também se pode comprar um litro de vinho por bastante menos.
É um maná este nosso hábito de não beber a água da companhia.
E vá lá que só a usamos para beber, já pensaram o que seria se a usássemos para outros fins? Um duche com esta aguinha só uma vez por semana! Quiçá uma vez por mês, que seria difícil usar menos de 5 litros ... Ui, ui! 
Caso para começar a tomar banho em leite como a Cleópatra.



Cereja

3 comentários:

saltapocinhas disse...

o preço da água é um autêntico disparate mas, tal como tu, também é despesa que não tenho. A minha água é muito boa!
mas há muita gente a comprar água, gente com aspeto de que o dinheiro lhe faz falta, gastam dinheiro em água!

cereja disse...

Saltapocinhas, querida alma gémea!!!! É mesmo isso. O "império das águas" deve fazer uma lavagem ao cérebro também :) Porque obviamente concordo que quem tenha dinheiro que chegue use uma água que lhe saiba bem - eles lá sabem. Mas quando não chega para coisas bem importantes!
E muitas vezes vejo pessoas carregadas com muitos garrafões, vergadas a um peso doido, quando afinal têm o mesmo líquido em casa bastando girar um manípulo......

Joaninha disse...

Não tinha deixado aqui nenhum comentário quando li, mas hoje apeteceu-me vir aqui porque encontrei isto
http://www.socialfly.com.br/videos/26-assista-a-historia-de-um-dos-maiores-golpes-ja-dados-pela-industria-de-bebibas

Não é giro?