sábado, 4 de janeiro de 2014

Insiste, insiste....

Lembro-me de uma famosa cena cómica de um antigo filme português, O Pai Tirano, onde um casal velhote antes de assistir a um espectáculo vai ao bar do teatro e ela pede "dois pastelinhos de camarão" . O empregado responde-lhes que pastelinhos de camarão não tem, e então  olham um para o outro e em alternativa lá bebem dois copinhos de vinho branco, repetindo de seguida o pedido com croquetes,  com rissóis, e como não há nada disso continuam a beber os tais copinhos de vinho branco  ....
É uma cena que ficou na nossa memória.
Lembro-me disto pelas opções que os economistas do governo vêm escolhendo sobre o modo como querem aumentar as receitas. Lembraram-se de cortar nas despesas, o que é uma opção embora se saiba que não é a única. Mas as despesas que eles querem cortar são sempre as mesmas, as referentes às reformas e a salários de quem trabalha para si. Da primeira vez explicaram-lhe que isso é descriminar trabalhadores, e portanto é ilegal, a Constituição não permite.
- Ah é? Então vamos cortar só parte do que ganham.
- Não, é o mesmo, estão a descriminar.
- Oh! Então vamos cortar parte das pensões.
- Não, continua a ser ilegal.
- Então vamos cortar os subsídios.
- Não! É o mesmo.
E, como o casal dos velhotes do filme, (embora nessa história antiga ela procurasse um pretexto para se embriagar...) vão sugerindo variações do mesmo tema que só pode ter uma resposta.
E a "culpa" é do empregado que não lhes serve os pastelinhos de bacalhau/croquetes/rissóis/pataniscas etc, porque se assim fosse já não pediam os copinhos de vinho branco!
Fico aqui a pensar quando oiço que um importante deputado considera que  o Tribunal é um problema... 
Ah, pois é! E o caixa do Banco que nos recusa um cheque de um valor superior ao nosso saldo. E o porteiro do cinema que exige que tenhamos bilhete para entrar. E o polícia de trânsito que apita se passamos com um sinal vermelho. São cá cada problema, com a mania que se devem cumprir as as regras e as leis.
Que grandes chatos!


 
Cereja

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem muita graça este post.
É giro que eu tinha ideia de que ela pedia logo "dois pasteis de bacalhau e dois copinhos de vinho branco" mas afinal não era assim, como se pode ver pelo vídeo. O vinho era a alternativa que ela pedia. A semelhança é que mesmo depois de perceber que ali não deve haver lá muito para comer, eles insistem... tal como estes senhores.

cereja disse...

Caro leitor "anónimo", sabes que eu tinha essa mesma ideia? Aliás tinha escrito o post referindo "dois pastelinhos de bacalhau e um copinho de três" mas quando fui procurar o vídeo voltei atrás para emendar.