quinta-feira, 29 de março de 2012

Mas que raio de publicidade....?!

Tenho andado a remoer, pensando que alguma coisa não anda bem no reino da publicidade.
Não entendo.
Por um lado enchem-nos os ouvidos com a questão do crédito-mal-parado e as dívidas que andam por aí. Mesmo que o grosso das dívidas seja afinal parte da amortização das casas que se compraram quando, fazendo as contas, se via que comprar casa própria era mais barato do que pagar uma renda actualizada, também é verdade que com a oferta fácil do cartão de crédito que se usava para tudo e mais alguma coisa, muita gente anda enterrada em dívidas que não consegue pagar. É muito mau.
Mas... os Bancos continuam a fazer publicidade!!! E de que forma!
Encontrei ontem no «Farinha Amparo», blog que leio diariamente, um post que diz à maneira da Didas, exactamente aquilo que me espanta. Pensei fazer uma citação, mas vale a pena deixar tal como ela escreveu:

E lá continuam eles calmamente a oferecer-se para pagar o ballet à filha do Manel, uma curta-metragem à pita que chegou do estrangeiro e a piscina ao Fonseca. Mais as férias nas Maldivas aos Silvas e o carro novo aos Santos. E lá continua o Cristiano calmamente a anunciar ao país que fez uma mudança na vida que foi abrir outra conta no BES paga pelos clientes que lá estão agarrados às hipotecas. Calmamente, como se não tivesse acontecido nada. Como se não houvesse milhares de famílias com ordenados penhorados por terem querido ter tudo o que eles ofereciam, como se os bancos não despejassem todos os dias os desgraçados que não conseguem pagar a mensalidade, como se os milhares de portugueses que compraram carros e móveis e férias a vinte e cinco anos a juntar ao valor da hipoteca agora não andassem à rasca para vender um T2 por um preço muito acima do que ele vale mas que é o que devem ao banco.


Mas não é só esta publicidade que me faz espécie.
Reparei, como toda a gente, nuns cartazes que apareceram com as imagens de umas crianças a fazerem propaganda ... à EDP. Eu sei que a publicidade é caríssima. Em tempos acompanhei uma campanha de publicidade institucional, e fiquei apalermada quando percebi os custos dessa campanha. Fez-me tonturas. Apenas uns cartazes, uns segundos de tv, e a verba era assustadora. Ora esta é uma campanha de luxo. Bons cantores. Quatro semanas. Televisão, imprensa, rádio, internet, cinema e outdoors. Mas porque é que a EDP precisa de propaganda?
Para além disso usa criancinhas, coisa que nunca me agrada em publicidade e acho até que deveria ser proibido. Mas, este dinheiro todo, gasto PARA QUÊ?! A EDP receia que passemos todos em massa para a concorrência, assim como escolher entre o Continente e o Pingo Doce?...
Ou para justificar aumentar o custo da electricidade de 3 em 3 meses (será mentira?) como dizia um jornal ontem... Não fazerem esta campanha já era uma boa economia.










Pé-de-Cereja

5 comentários:

Joaninha disse...

A campanha já começou. Além dos cartazes que também me chamaram a atenção no metro.
Eu penso que deve ser exactamente por causa da concorrência, mas...
Dá que pensar, sim.

Anónimo disse...

Concordo muito quando chamas a atenção para a publicidade que mete crianças. Nunca é necessário. Mesmo quando se trata de coisas de crianças a quem interessa é aos pais. Escolhe-se uma criança com por vezes um animal pequenino, para fazer enternecer, para sorrirmos. Não concordo nada!

cereja disse...

Tens razão, «anónimo», USAR uma criança para vender seja o que for... huuummm...

saltapocinhas disse...

os bancos são uns queridos...
eu compreendo quem se endivida por uma casa (é que se calhar continua a valer a pena, sei lá), mas já não compreendo tão bem quem pede crédito para tudo, incluindo férias.
claro que os bancos têm culpa, mas quem vai na conversa também não está inocente.

Anónimo disse...

POis é.
Ao fim de algums meses de usência, trabalho lá "fora",heis-me de volta...aqui, ao "cerejas", e pelos vistos cá está: igual
Pois é, realmente ...esgtranho, tanta dívida, tanta publicidade, a maioor parte enganosa, mas ...e aí um grande mas, quem é o trouxa , o otário/a, que se endivida a torto e a direito sem fazer contas a vida, sem ver bem, se no fim do mês fica com a "massa ao menos que lhe chegue para as contas e a comida?
Eu na verdade não entendo...e confesso, que já conheci e conheço muita genta, dita "bem", que ganhando acima da média, são mais tesos e mais miseráveis do que eu, pois até se preciso for, tiram da boca dos mais fracos para si próprios.
Enfim. Tempos conturbados estes, onde reina a podridão, a hipocrisia e o cinismo ao mais alto nível.
Quanto á dita "Publicidade" toda a gente sabe, que é uma fábrica que gere milhões, e que não olha a meios para atingir os seus propósitos,o facto de utilizarem crianças, animaizinhos de estimação ou até pessoas queridinhas e idosas, faz parte da estratégia comercial. Quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja. Isto faz lembrara aquelas pessoas que trocam umas por umas, isto é: troca a que dá menos por aquela que dá mais...se isto não é mercado de valores o que será?
O problema nisto tudo é que está alterado, os valores agora chama-se oportunismo e pouca vergonha,como os politicos que grassam por aí...
e por agora chega, pois este é o 1º dia, após uma longa maratona.
Com os meus cumprimentos sinceros
e com esperança de por aqui voltar.
Silvya