quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Um mundo de intrujice

No seguimento da preocupação com as notícias falsas (que são falsas mas não são notícias...) há outra coisa que me admira não ser mais controlado. São uns anúncios incríveis, falsos é claro, mas que parecem verdade. Quero dizer, vê-se que não podem ser verdade tal o absurdo, mas tal como são apresentadas, misturadas e exactamente ao mesmo nível de outras verdadeiras só com atenção - e exactamente pelo seu conteúdo - se confirma que é... um anúncio.
Vejam estas que encontrei de uma só vez:

"Esta família no desemprego ganha 27 mil por mês 
"Duas moças de 19 anos já tem 526 mil euros no banco"
"Médicos estupefactos. Champô produz efeitos melhores do que transplate de cabelo" (OK, esta não vale,é um clássico...)
" Uma antiga técnica chinesa acaba com qualquer dor nas juntas"

"Eu tinha 85 kg. Comecei a perder 4 Kg todos os dias. Todas as manhãs comia uma ***"  [desta vez era uma goji-berry (?) parecia uma passa clarinha]
E, claro, as cem mil receitas para emagrecer num minuto. 
Claro que a banha da cobra já se vendia há mais de cem anos. E, se calhar, para quem ouvia os seus vendedores nas feiras parecia coisa de acreditar. E o truque destes anúncios apresentados como notícias é que aparecem ao lado de notícias verdadeiras embora insignificantes. Não fosse o absurdo do texto e ainda se ficava com dúvidas se havia hipótese de um-casal-no-desemprego ganhasse 27 mil euros por mês...!



Cereja



Sem comentários: