quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Amarelo

 Uma cor com história, o amarelo. Pelo que se sabe não colhe o apreço de toda a gente . Há o ditado «se todos os gostos fossem iguais... o que seria do amarelo» sugerindo que já era pouco apreciado, há séculos que pouca gente gostava dele. Eu sou excepção, gosto muito de cores quentes e do amarelo que é a mais suave dessas cores.
Mas tem mesmo má fama. Sobretudo políticamente. E se calhar no futebol, entre centenas de azuis, vermelhos, brancos e pretos, lá aparece uma equipa vestida de amarelo, mas raramente. 
Quando digo que tem má fama políticamente, é porque verifico que há uma coincidência. Afinal «os amarelos» eram os fura-greves, os traidores. Os «verdes» são os defensores da natureza, os «vermelhos» são da esquerda.
Mas, sem querer insistir, o certo é que por coincidência os movimentos de direita atraem a cor amarela... Por cá, as grandes movimentações social, quando vestem de amarelo estão aninhadas à direita. Lembram-se das manifestações contra a Escola Pública? Qual era a cor que vestiam as criancinhas e as mães? Isso. Amarelo!
E no Brasil, os «bolsonaros»? Também vestem de amarelo, pois é. 
E orgulham-se disso, das suas bandeiras amarelas. Também eles são amarelos.
E agora os «coletes amarelos», em França? Bem, o movimento é grande e decerto tem lá gente de vários sectores. Mas não ter o apoio de sindicatos, uma vez que se trata de trabalho...? Hmmm... Aliás ambora não tendo bandeira, e sendo um movimento, tem de haver uma coordenação e ouvindo falar em apoiantes da Le Pen não ouvi citar ninguém de um quadrante oposto.
E cá está, coletes amarelos!
E eu que gosto tanto do amarelo, que é o sol e a luz.
Azares. 😔

Cereja

1 comentário:

méri disse...

Cá por mim reabilito o amarelo. A família do meu avô paterno, dentro da comunidade piscatória da Póvoa, era conhecida pela alcunha "os Amarelos". A cor preferida da minha terceira neta e da sua mãe é precismente o amarelo. Por mim cada vez gosto dele, embora a minha cor preferida seja o vermelho escuro e seus tons derivados e de vários tons de castanhos. Das cores que não gosto mesmo são rosa bebé e azul bebé... :)
Nunca tinha feito essas conecções direitolas.