quarta-feira, 21 de março de 2018

Incêndios

A nossa Comunicação Social, e não só a nossa sabemos bem, tem uma voracidade incrível e tem de ser constantemente alimentada com carne fresca, o escândalo de ontem já é requentado, tem de haver qualquer coisa todos os dias. Se não há nada de especial temos sempre o futebol para qualquer furo, isso nunca falha 😏
Hoje são as repercussões do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios. Muito grande, um Relatório de quase 300 páginas que deixo aqui embora eu não tivesse lido, reconheço, leio apenas as ondas de choque...
Porque é interessante reparar de como são diferentes, conforme a ideologia de quem comenta. A ala direita, PSD e CDS atiram-se como gato a bofe à má previsão e falhas do Governo  como se quando eles foram governo se tivessem preocupado imenso com a floresta. Mas concordo que os erros de uns não desculpam os erros dos outros apenas lhes retiram autoridade para censurar como se estivessem inocentes. Mas.... atenção ao Cartel do Fogo. Já volto a este assunto.
Do lado dos críticos com outra ideologia sublinham-se outros aspectos como por exemplo a culpa da EDP e outras grandes empresas, Brisa, PT, etc. São empresas que, de olho no lucro, que o têm e de que maneira, descuram os cuidados a que são obrigadas mas que a serem observados podiam diminuir um pouco esses lucros. Coitaditas.
Mas o que não pode, não pode mesmo, tem de ser denunciado por todas as formas, é que mais de metade das causas dos incêndios foram intencionais ou negligentes. Isso mesmo. Provou-se que 40% tiveram causas intencionais, e 20% negligência. A velha questão dos romances policiais «a quem interessa o crime» é um fio que não pode ser solto. Como é possível que haja benefícios...!? Ah, pois é, houve quem tivesse ganho, e não apenas os madeireiros que são os suspeitos imediatos, ou os construtores civis, mas até as empresas que combatem incêndios, que têm material para isso, que têm aviões e helicópteros, por exemplo. Interesses económicos subterrâneos. O tal Cartel do Fogo.
E, sem querer ir muito por aí, a verdade é que este cheiro a fumo do Verão passado, também me fez lembrar o sinistro Verão Quente de 75 . Quem se lembra?

Imagem relacionada

Cereja

5 comentários:

méri disse...

Lembro-me eu! Ó se me lembro. Sou do norte e estava na zona de Braga , sim Braga com ´cónego melo vivinho da silva - aquele a quem a assembleia da república fez um voto não quê! só vergonhas - e os corrécios a fazer das suas mais o ramiro...(as minúsculas são intencionais. Não tenho memória curta apesar da idade felizmente.
precisamente neste verão de 2017 estava a ler o "Quando Portugal Ardeu" de Miguel Carvalho, jornalista daqui do Porto - beeem, ML, só te digo que apesar de me considerar bem informada e ter vivido de perto esse verão não sabia da "missa a metade" !

méri disse...

os pirómanos, e não só, andam deliciados com tanta imagem de fogos, a recarregar baterias

cereja disse...

Boa sugestão Méri, vou ver se encontro o livro. Chamou-me a atenção quando saiu mas não o comprei. Também me interessava imenso, e se dizes que dá informação que não conhecemos vou mesmo ler.
Aliás os pirómanos foram mimados durante e após os fogos, com imagens impressionantes repetidas milhares de vezes. Parecia que não havia mais nada para mostrar, que estupidez!

méri disse...

Não compres eu empresto-te. Para a semana ou logo a seguir à páscoa vou para Oeiras e levo o livro. Sim dá informação concreta que não conhecíamos, embora desconfiássemos...
vamos a esta exibição dos pais da companheira do meu filho

méri disse...

não consegui publicar a imagem mas está no meu facebook. Até breve!