sexta-feira, 2 de março de 2018

Divulgar informação


Parece que vivemos na Era da Informação. Para alguns. Sabemos que há ainda muita e muita gente que não se mexe através da informática com muita, quero dizer até alguma, desenvoltura. Existe, e de que maneira, o analfabetismo da informação
Falando por mim, tenho a consciência de que não sou das mais analfabetas, sobretudo se me lembrar da minha idade porque os meus amigos até são piores do que eu 😏 e contudo passa-me ainda ao lado imensa coisa. Coisas boas, que facilitam a vida.
Conhecemos o «simplex» e reconhecemos que, possa embora melhorar ainda muito, a verdade é que faz jus ao nome, muita e muita coisa se tornou mais simples, até na terra da burocracia como é Portugal. E há mais coisas simplificadas em todas as áreas.
Estou a escrever estas notas porque acabei agorinha mesmo, de marcar em 5 minutos (!!!) uma consulta no meu Centro de Saúde, enquanto acabava um cafézinho e sem me levantar do sofá. Já recebi a confirmação no telemóvel com os dados todos de que poderia precisar.
É (apenas) a terceira vez que utilizo este sistema que ainda o ano passado desconhecia. Um amigo deu-me esta indicação uma vez em que me estava a lamentar por nunca conseguir ligar para o Centro de Saúde que tem a linha sempre ocupada, e nem sempre me dar jeito deslocar-me até lá.
- Mas porque é que não marcas no Portal do SNS?
- O quê? O que é isso? Nunca ouvi falar.
Pronto, mea culpa, não só nunca tinha ouvido falar, como também não olhava com atenção para as informações nos painéis de parede quando ia ao C. Saúde, porque estava lá tudo quando finalmente abri os olhos. não pode ser mais fácil,  é Aqui, e qualquer pessoa consegue. Com a vantagem de que não tem de ser nas horas de serviço, o Centro pode estar fechado mas a marcação faz-se na mesma...
Mas isto é apenas um exemplo de imensas coisas que são desconhecidas pelo público mal informado.
Divulgar correctamente a informação e, se possível, traduzir algumas coisas numa linguagem mais simples seria uma tarefa importantíssima para a maioria dos serviços que prestam serviço à população. Ouvi no outro dia na Antena 1, o Presidente da Câmara de Caminha a propósito do alarme que por aí anda quanto à obrigatoriedade da limpeza dos terrenos e da multa a quem o não fizer, que criou umas equipas para andar pelas freguesias a explicar bem às pessoas de que se tratava, e acalmar o pânico. Uma medida inteligente. Eu sei por mim que muitas coisas que oiço por aí dizer que-deviam-ser-assim, até são assim só que as pessoas não sabem que já se faz!

Cereja

2 comentários:

méri disse...

Eu peço a minha medicação,antes de acabar, pelo portal desde que se pode, e marco consultas.
No final de Janeiro pedi uma consulta para um atestado de renovação de carta - só não fazem os testes oftalmológicos, mas deram-me um formulário para ir ao optometrista para ser ele a fazer. Deixei marcada uma consulta para princípio de Fevereiro, fui ao oculista onde costumo ir (aí paguei 20€) e o médico fez o atestado no computador que enviou para a Direcção Geral de Saúde que o reenviou para o IMT e pelo computador renovei a carta no imt-online - por ser on line paguei, sem sair do sofá, só 13,50€ porque enviam por e-mail os dados para o pagamento. Dias depois estava a ser informada que a carta vinha a caminho, e veio.
A minha nora italiana que viveu anos na Holanda não percebe porque nos queixamos tanto pois cá faz tudo com imensa facilidade - sempre que tem que ir ao consulado da Itália fica nervosa pois dizem sempre que falta qualquer coisa! desculpa outro lençol

cereja disse...

Maravilhoso lençol!!! É mesmo isto que me sabe bem, testemunhos que confirmem aqui que penso ou sinto. Por acaso a renovação da carta, tinha ido ao ACP para me tratarem disso e aceitei o médico deles que me fez a consulta em 5 minutos !!! Até era simpático, mas foi o Pepe Rápido, e paguei muito mais do que a consulta do C. Saúde onde tinha consulta nessa tarde. Em conversa (a minha médica de família é conversadora e também muito simpática) disse que o tinha feito de manhã e perguntou-me porque não tinha aproveitado a consulta dela... Não sabia que também passavam esses atestados. Com a tua informação, que o resto pode ser por email da próxima já sei!