quinta-feira, 1 de março de 2018

Notícia contada de um modo quase «fake»

中文寫作不使用字母
Se não me enganei, acabei de escrever : a escrita chinesa não tem letras.
Isto, porque li por aí ontem Ce*sura: Porque é que a Chi*a decidiu ba*ir a letra *  Bem, assim, a fazer-se de engraçado, foi um único jornal, e quem lesse tudo sem ser em diagonal percebia que tinham tinha proibido (?!) a letra N mas... na internet. O que é bem diferente de proibir uma letra!!!
Eu não sei chinês. Sou de uma total enorme ignorância nesse assunto, tal como imensa gente, apesar de agora desde que a China começou a invadir o Mundo 😏já veja por aí aulas de chinês e gente a esforçar-se por aprender. Mas, para um ocidental é bem difícil quer a fala quer a escrita.
Tenho alguma autoridade para ter esta opinião, porque tentei!
Vivi uns anos no Oriente e, como seria natural, tentei perceber o que diziam. Acreditem que é muito difícil e talvez ainda mais falar. Talvez consiga quem saiba cantar... porque eles usam 9 tons diferentes a falar - tentem vocês dizer um som, por exemplo o som da vogal O, de nove maneiras diferentes! E isto é a fala, a escrita é feita pelos chamados caracteres que são uma espécie de pequeníssimos desenhos. 
Repito que não aprendi nada, excepto um pouco os algarismos para saber os preços. (disse isto a brincar, mas dava jeito) mas pelo menos aprendi que cada caracter queria dizer pelo menos uma palavra quando não um conceito completo! Porque se ia sobrepondo. Por exemplo:


Vejam como é interessante, o sinal que significa fogo, se estiver tapado quer dizer cinzas, mas se for pequeno é chama, árvore repetida é floresta, e com um traço é livro. Quanto mais elaborado é o que se quer dizer mais complicado o caracter - disseram-me que psicólogo se escrevia o-que-olha-para-dentro-do-coração, imagem linda mas possivelmente disseram-me a brincar.
Todas estas memórias e recordações vieram por causa da referência a «letra» coisa que não existe em chinês. Ou existe no teclado de um computador, formatado para escrever nessa forma, o que foi o truque que usei para a frase inicial deste post!!!!
O caminho que se percorreu... 
Desde a caligrafia chinesa traçada com um fino pincel molhado em tinta..da China, e olhem que vi crianças de 3 e 4 anos a esforçar-se por aprenderem a escrever assim (!) até aos actuais portáteis, passaram poucas dezenas de anos. Quase não se acredita.

Cereja

Sem comentários: