sábado, 28 de setembro de 2013

O ruim pano

Uma história acabadinha de acontecer, e que parece uma parábola  metáfora:
Eu tinha, pendurada numa janela onde bate bastante sol, uma cortina. Cortina branca e grossa. Ontem, numa onda de arrumações e mudanças decidi que estava ali a mais. Era uma janela de marquise, devia era colar um papel aos vidros para manter a intimidade e acabar com aquela fonte de pó. Se bem o pensei melhor o fiz - fui-me a ela e zás, máquina de lavar porque estava um nojo.
Claro que não ia usar a máquina só para aquilo de modo que juntei muitas outras peças que também precisavam se ser lavadas. OK, programa escolhido e máquina a rodar.
Antes de me deitar fui inspeccionar o estado da roupa lavada e pendurá-la no estendal. Ai, ai. Assim que abro a porta da máquina parecia que tinha nevado lá dentro, só via floquinhos brancos!
Kéisto??!!! Lógico. A cortina devia estar já podre, e desfez-se literalmente e milhares de floquinhos!!!!
E cá vem o resto. Da cortina desfiz-me sem grande pena, não esperava grande coisa dela. O chato é que o resto da roupa estava toda salpicada de pontinhos brancos, foi preciso sacudir peça a peça e não ficou bem. Hummm... Zanguei-me comigo própria, pela falta de visão - que parvoíce não ter previsto que aquilo podia acontecer.
Mas o mais interessante, é que esta manhã parecia que tinha nevado na casa toda. Como tínhamos ido à cozinha por diversas vezes e depois regressado à sala, quarto, corredor, etc, agarrado às nossas solas vinham os malfadados flocos do pano desfeito, além de que o vento que soprou durante a noite ajudou a espalhar a coisa...!
É uma metáfora, não é? Em "dia de reflexão" podemos pensar que quando o pano está estragado, um bom programa de lavagem só vai mostrar a sua fragilidade e acabar por o desfazer. E o mais grave não é isso, é que pode sujar o que está perto de si.
Dá que pensar. Há panos que são de boa qualidade, lavam-se e ficam como novos. Outros, como o da minha cortina, tentar recuperá-los é tempo perdido.
Ou não?



Cereja

2 comentários:

José Palmeiro disse...

Não completamente degradável!
Daí o cuidado que devemos ter ao nos desfazermos de certas coisas.

cereja disse...

Isso mesmo, Zé Palmeiro. A cortina devia ter ido logo para o lixo, para não contaminar quem estava limpo..... :)