domingo, 23 de dezembro de 2012

Depressa, depressa, depressa

O tempo acelerou.

Aqui há uns tempos achava que era defeito meu, sentir que tudo andava mais depressa do que quando eu era mais nova. Nesses tempos pré-históricos as férias grandes eram enooormes, até ficava toda contente quando recomeçavam as aulas, e depois nunca mais chegava o Natal, e depois tínhamos imenso tempo para pensar no Carnaval, etc...O tempo desenrolava-se como uma estrada sem fim.
  Mas de há uns tempos para cá é o contrário: mal começamos as férias e já acabaram e num ai acaba o ano, e num instante se está de novo nas férias que acabam depressa, etc, etc... Mas falando com gente jovem percebi que sentem o mesmo, afinal o defeito não é meu, há para aí uma falha temporal!!!
E a comunicação...?! Era lenta também, é claro. Escrita como convém,  mandávamos postais para dar recados e evidentemente que para eles chegarem se tinha de contar com o tempo do correio. Escrevia bastantes cartas, e enternece-me ainda hoje encontrar papeis um tanto amarelos com a letra da minha mãe ou do meu pai. Ficaram. Mas:
Zzzzzzzzz.... Telefone. 
Zzzzzzzzz...... Telemóvel. 
Zzzzzzz..... Internet. 
Zzzzzzz.... Blogs 
Zzzzzzzz..... Redes sociais
Zzzzzz Redes sociais no telemóvel ou tablet
Ai, ai, ai!
Como sou espevitada, desde cedo entrei no mundo da blogosfera como se dizia. Experimentei um blog de um modo muito artesanal, depois fui convidada para um colectivo onde fiz a minha tarimba e aprendi os códigos e tudo o que há 10 anos era preciso saber, depois ainda escrevi umas coisas num outro também a convite, comecei depois a trabalhar por conta própria, depois mudei de casa, e por último acabei aqui no Cerejas
Mas, como talvez se note, (os que me acompanham nestas andanças já viram) isto anda ao ralenti. O tempo em que deixava 4 ou 5 posts por dia já passou. E até passou o tempo de deixar 1 por dia! Parece estar a morrer de morte lenta e não sou apenas eu, vejo que os meus parceiros que têm blogs mais antigos também deixam cair um post quando o rei faz anos. :(
Poizé! Uma explicação: redes sociais, as malditas redes sociais! Facebook e twitter. É tão rápido que a gente vicia-se naquilo.
Mas parte de mim revolta-se. Se calhar vou mandar uns postais de boas festas!!!





Pé-de-Cereja  

8 comentários:

José Palmeiro disse...

Conseguiste explicar o que me/nos vai na alma. Não há dúvida que é como dizes mas eu, tal como tu, tenho saudades da minha "sesta" que faz tempo, nem tempo tenho para dela retirar todos os proveitos que me proporciona.
Só o facto de estar aqui a responder à tua solicitação me trouxe um pouco da paz que necessitava e, sem fazer nenhuma jura, porque não voltar? Veremos!!!

cereja disse...

Querido amigo (virtual sim, mas amigo sem dúvida!)
Olha que não esperava que aqui viesses :) Tenho dois ou três companheiros/leitores que com uma paciência magnífica me vão seguindo, como a Joaninha, o King, o Zorro... mas é certo que quase não tenho visitas, e a "culpa" é minha é claro. Mas quando estava a escrever sobre os blogs eras um dos que tinha em mente. Como a Isabel. Como a Hipatia do "Voz em Fuga". Como a Catarina do "100 nada". Como o querido Farpas do "Ai o Camandro" que me ajudou na montagem do pópulo. para não falar do Blog de Esquerda e do Barnabé responsáveis pelo meu interesse nos blogs. E o Daniel do Troll Urbano. E a Mar do "Ponto sem Nó". E... e.. e... Afinal o grupo que começou a escrever mais ou menos na minha época e agora lá pinga um post uma vez por semana.
Mas o certo é que os encontro a quase todos no facebook, e pronto.
Mas, com sinceridade, acho que aqui é diferente! 'Brigada pela visita e boa Sesta!!!

Joaninha disse...

A paciência é só para ver quando é que escreves, porque dantes era sempre de manhãzinha e eu ia seguindo um ritual: abria o pc, ia buscar um café e lia o Pópulo - ou o Afixe ou lá o que fosse. Como desde há uns meses alteraste o horário isto já não dá para rituais!
............
Sabes que eu continuo a preferir o blog. É mais "intimo", percebes o que quero dizer? a gente no FB estamos mais expostos.

Joaninha disse...

Quanto ao tema em si (e o boneco da ilustração é uma delícia!!!) realmente é um mistério essa coisa da velocidade do tempo, mas isso é um facto. Não pode ser apenas dos transportes! (dantes era tudo mais perto, como se lembram) mas é certo que o tempo hoje não dá para nada e passa a correr.

cereja disse...

pois é Joaninha, na sequência disto tudo fui espreitar o 100nada - deixou um post há pouco dizendo "um post de 4 em 4 meses"
E isso é a Catarina! Tinha pelo menos 2 blogs (lembro-me agora que até colaborei num) e escrevia que era uma beleza!

saltapocinhas disse...

olha eu, pelo sim pelo não, já mandei uns quantos...
e lembrei-me de ti, mas não tenho o teu endereço postal, senão também eras agraciada!

eu não ligo muito ao facebook e nem sei o que é o twiter, mas mesmo assim o blog anda paradito, nem sei porquê!

beijinhos
feliz natal

Hipatia disse...

Feliz Natal, minha querida! Tudo de bom :*

cereja disse...

Olá Hipatia, nem te "vi" aqui, que vergonha... Tenho andado um tanto encanaviada e passo aqui a correr, como se depreende :(
Mas mesmo com atraso agradeço a visita e os votos. Olha, amiga, que o ano que começa seja melhor do que aquilo que receamos já seria bom. Espero bem que sim :)