quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A prenda do meu carrito

As máquinas têm sempre razão
Isto costuma ser dito por alguém que não é uma máquina quando nos quer achincalhar. Quando se está a marrar contra qualquer objecto que não quer ceder, e não vimos bem todos os aspectos da coisa, alguém com ar trocista – e que fala maquinês – atira-nos com essa frase, que é suposto reduzir-nos à nossa insignificância.
Pronto! OK. Muitas vezes não se está a ver bem a lógica da coisa, mas existe uma lógica, e quando se entra no sistema a dificuldade resolve-se.
Mas outras vezes parece mesmo que as máquinas gozam connosco. Nunca vos aconteceu? A mim está sempre a acontecer.

Desta vez era o parvo do carro. O bichinho é velhote mas valente. Tem aguentado muitos desmazelos meus que não lhe dou nenhum mimo por aí além. Alimento-o e levo-o ao médico à revisão quando é altura mas pouco mais. Aqui há uns tempos, levou uns safanões quando um gatuno lhe arrancou o rádio, e a parte eléctrica não ficou lá muito bem. Nada de grave, que o impedisse de andar. Mas perdeu uma das poucas gracinhas que fazia (se fosse telemóvel chamava-lhe uma ‘aplicação’)  e ainda por cima me dava um jeitão, distraída como sou: se estacionasse com algum farol ligado, ao abrir a porta para sair ele apitava. Aquilo poupou-me muitas descargas de bateria. Na revisão seguinte que lhe fiz, pedi para verem essa coisa, o mecânico afirmou-me que já estava bem, mas não estava. Como não sei argumentar com mecânicos, resignei-me. Achei que a 'aplicação' tinha desistido. Reformou-se. Finou-se. Não apitou mais.
Há dois dias, estaciono, tiro a chave, abro a porta e oiço: piiiiiii!!! Oooooh maravilha!  As luzes, as luzes tinham ficado abertas, e cá está o apito! O querido deu-me esta prenda de Natal – voltou a funcionar sem ninguém lhe pedir mais nada.
………
Que beleza. Não sei, nem me interessa lá muito por alma de quem aquilo voltou a apitar, mas apitou! E estou pronta a declarar que ela (máquina) tem razão mesmo sem sabendo em quê.






Pé-de-Cereja

2 comentários:

saltapocinhas disse...

também, antes de partir para aventuras caras, costumo esperar que as cosias se auto-reparem...
E não é que na maioria das vezes tenho sorte e voltam mesmo a funcionar?
Somos umas sortudas, é o que é!

Já agora, que a sorte te (nos) acompanhe em 2013.
Tudo de bom!

cereja disse...

Olá Saltapocinhas!
É isso mesmo, "esperar para ver". é que algumas vezes existe uma auto-reparação das coisas. :)
Um abraço Saltapocinhas e muito bom ano!