domingo, 8 de julho de 2012

Blog e facebook




Tem sido difícil retomar.
mais de quase um mês que não escrevo no Cerejas. Isto seria uma situação inimaginável para mim ainda há poucos anos. Comecei a brincar com blogs há uns 10 anos e foi um amor forte e continuado. Sentia-me a escrever um diário sem a intimidade verdadeira do diário, mas com a mesma necessidade quase obsessiva com que o fiz durante toda a adolescência nuns velhos cadernos de capa castanha.
Como escrevia todos os dias e dois ou três posts cada dia, tinha muitas visitas e comentários o que estimulava que o continuasse a fazer – a tal bola-de-neve. Quando iniciei o Cerejas (o quinto onde escrevo e o terceiro individual) dei-lhe este nome entre outras coisas porque desejava muitas conversas tal como tinha nos anteriores.
Mas foi um flop! Parecia que o destino se ria de mim e,  ao contrário do que desejava, com excepção de 2 ou 3 seguidores cheios de paciência, tive uma vertiginosa quebra de visitas. Mas percebi que a onda agora era outra: as redes sociais, facebook ou twitter. Afinal o blog para mim tinha sido também uma rede social, a blogosfera como se dizia. Portanto experimentei essa coisa do facebook, que é muuuito mais fácil, mesmo muito mais.
É claro que é diferente. Muito diferente e em muitos aspectos, mas…
Mas a verdade é que eu antigamente usava o blog muitas vezes quando escrevia pequenas opiniões de um parágrafo sobre uma notícia que tinha lido, exactamente como faço no facebook. Igualzinho. Eu é que não sabia que havia esta rede, e agora já sei!
Pronto. Claro que uma reflexão mais demorada, mais extensa, também se pode fazer lá mas «fica melhor» no blog. Só que isso tem sido adiado, pelas ‘urgenciazinhas’ do dia-a-dia e uma enorme inércia…
Volto hoje a abrir uma janela e arejar a casa.
Bom Dia amigos!!!

Pé-de-Cereja

1 comentário:

Joaninha disse...

Tadinha..
Ficaste mesmo a falar sozinha! :D
Mas foi uma ausência tão, tããããão prolongada que imaginei que tinhas fechado a porta!