quinta-feira, 12 de julho de 2012

A comida

Tenho saudades.
Tenho cá umas saudades de quando era pequenina e nós comíamos, simplesmente, sem complicação, sem pensar nisso. A comida vinha para a mesa e comia-se porque sabia bem e tínhamos apetite.  Havia sopa, um prato que muitas vezes era peixe porque era bom e na altura era mais barato do que a carne, e a carne era de vaca ou porco, menos vezes frango e o peru era só no Natal. Muitos acompanhamentos. A fruta, como sobremesa, era a da época e a existente em Portugal. Comprava-se as bananas no bananeiro, ananás comia-se no Natal como um luxo.
Não me lembro de ouvir falar em alimentos que se "deviam" comer. Pensava quando era criança que "se devia comer" tudo, para isso é que estava ali no prato. Se eles engordassem até era bom que eu era magrinha e estavam sempre a aborrecer-me com isso, mas não me lembro de que as pessoas não quisessem engordar, assim como também não me lembro de ninguém particularmente gordo. Digamos que as pessoas era... normais.
Era ignorante e feliz.
A pouco e pouco começámos a saber muito. A categorizar os alimentos. A pirâmide alimentar é matéria dos primeiros anos de escola, andamos saturados de ouvir informações sobre aquilo que engorda - o que é importante porque surgiu uma nova doença chamada obesidade. E a pouco e pouco andamos inundados de informação sobre alimentos que "fazem mal". Sabemos que o sal faz mal. O açúcar faz mal. As gorduras fazem mal. As carnes vermelhas fazem mal. Olha-se para o prato e não se começa a salivar com o bom cheirinho e a aparência apetitosa do que lá está, não vemos carne, legumes, feijão ou arroz, vemos calorias. A única coisa que acho simpática é recuperação da água (apesar de também parecer agora uma obsessão...) pois quando era pequena as minhas avós evitavam que bebesse água e assustavam-me dizendo que "fazia rãs na barriga". Ui!
Recentemente, por um problema de um familiar, fui ver que alimentos provocam gases - e afinal são exactamente aqueles legumes que se comem para não engordar! Que seca!
................................
Ando farta. Farta de alimentos que "fazem emagrecer", de produtos lights, com aditivos disto e daquilo,  que "fazem bem" ou que "fazem mal". Queria voltar a comer simplesmente porque comer é um prazer, porque sabe bem. Sem estudos, sem complicações.
Missão impossível ?


Vai um pastelinho de bacalhau? Oooh... é frito e tem batata, dois males!

Pé-de-Cereja

2 comentários:

cereja disse...

Eu bem disse há dois posts atrás, quando escrevi Blog e Facebook que havia um conflito de interesses...
Aqui o post está ainda a falar sozinho, mas o link que deixei no facebook tem vários comentários... sniff...
Ou não sniff porque o importante e comunicar!

cereja disse...

ora, não ficou o link...
É este:
http://cerejaseconversas.blogspot.pt/2012/07/blog-e-facebook.html