domingo, 7 de dezembro de 2014

Redes sociais e a bola-de-neve

Não é a primeira vez.
Nem a décima, nem a centésima, nem a.... E claro que não será a última.
Passa-se hoje nas «redes sociais» mas antes de elas serem tão utilizadas, este fenómeno já se encontrava na net, através de fw que circulavam nos nossos mails anos a fio. Surge uma história que impressiona umas pessoas e põe-na a circular com a sua crítica indignada. Mais tarde, prova-se que foi um mal-entendido. Mas como não se pode 'ir atrás' do texto que já passou por milhares de pessoas, mesmo que se escreva outro a esclarecer, acreditar-se-à sempre na primeira versão.
A última história que já não se consegue parar é esta: alguém verificou que uns sem-abrigo de Marselha, usavam um saquinho pendurado ao pescoço que tinha um triângulo amarelo. Para os mais velhos, ou mais informados, ou com interesses sociais ou políticos mais firmes, aquilo foi um choque. * O quê???!!! Depois da estrela amarela para os judeus, um triângulo amarelo para os pobres?!
Eu fui das que se sentiu arrepiada. I-na-cre-di-tá-vel! Tão inacreditável, que achei demais e procurei saber qual era a ideia daquele símbolo. 
Objecção -  o correcto seria dar um tecto a essas pessoas, tirá-las da rua. Mas, enquanto isso não acontece, pode talvez minorar-se algumas dificuldades. E naquela bolsa vinham os esclarecimentos necessários aos paramédicos, que doenças aquela pessoa tinha e de que tratamento necessitava. Não pretendiam fazer uma descriminação, sobretudo  descriminação negativa. 

Mas a ideia infeliz do triângulo amarelo estragou tudo, porque não uma cruz vermelha, por exemplo? Porque o que agora circula sem controlo nas redes sociais é que uns malvados  neo-nazis estão a assinalar uns sem-abrigo sabe-se lá com que intenções.

E mais nada!


Cereja

* Como nota, acredito que, para quem o nazismo é uma história velha, esse símbolo não evoque nada de mau. Ainda há pouco tempo uma marca de roupa conhecida, lançou um pijama para crianças com riscas pretas e brancas e uma estrela dourada. O modelo foi retirado debaixo de protestos. Mas a explicação, talvez cínica mas talvez sincera, era que pretendiam lembrar um western, e era uma estrela de sherif.

Sem comentários: